terça-feira, 19 de setembro de 2017

Campanha 'Setembro Amarelo' de prevenção ao suicídio realizada com vasta programação em São Luís



O Tribunal de Justiça do Maranhão, um dos parceiros na Campanha 'Setembro Amarelo', participou no dia 12 deste mês, na Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), do lançamento da Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, à imprensa. Neste ano, o TJMA se junta ao Ministério Público, que está comandando a iniciativa.

Em 2016, o TJMA, por meio da Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF), realizou a campanha com diversas ações ao longo do mês de setembro.

O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, destacou que uma vasta programação está sendo promovida ao longo do mês e se encerrará com uma corrida. “A cada hora morre uma pessoa vítima de suicídio; a cada ano morrem 9 mil. Diante disso, o Ministério Público do Maranhão, sensível à situação, está convocando a sociedade para esta grande luta. A cor amarela significa alerta! O objetivo é chamar a atenção da sociedade”, disse Luiz Gonzaga.

A ação é organizada por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (CAOp/ DH) e tem como principal objetivo prevenir o suicídio. Durante o evento, o procurador informou que a coordenadora do Centro, procuradora de Justiça Sandra Elouf, sugeriu a criação de um centro de referência para tratamento de questões como esta.

O psicólogo do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Rodrigues, representando o desembargador Froz Sobrinho, coordenador da UMF, falou da importância da divulgação na imprensa do trabalho de prevenção. “Os jornalistas servem de multiplicadores nessa tarefa da prevenção”, afirmou Paulo.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Douglas Cunha, falou da importância da divulgação dos mecanismos de prevenção. “Essa campanha chegou num momento muito especial porque a gente vem observando o crescimento de ocorrências de suicídio, não só no Maranhão mas em todo o país”, destacou Douglas Cunha. Ele acrescentou que é contra a divulgação na imprensa de notícias de suicídio. “Conclamamos aos colegas a não valorização ao suicídio e sim, a preservação da vida”, finalizou o presidente do Sindicato de Jornalistas.

Além do TJMA, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), estão como parceiros da campanha a Procuradoria Geral do Estado, Associação dos Magistrados do Maranhão, Defensoria Pública do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão, Seccional da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA), Associação Maranhense de Psiquiatria, Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Câmara Municipal de São Luís e outro.


Em café da manhã para a imprensa, ainda no dia 12, o Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOp/DH), apresentou a campanha de Valorização da vida – prevenção e combate ao suicídio.



O evento foi realizado na sede da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), no Quintas do Calhau.



Além de jornalistas e blogueiros, membros do MPMA, representantes de instituições parceiras da campanha e profissionais da saúde participaram do lançamento. Estiveram representados o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública do Estado, Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública e Direitos Humanos, Arquidiocese de São Luís, Associação Médico-Espírita do Maranhão, Polícia Militar, Câmara de Vereadores de São Luís, Sindicato dos Jornalistas, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, Associação dos Blogueiros, Conselhos Regionais de Psicologia, Enfermagem e Medicina, Fundação Josué Montello.



Segundo o psicólogo Márcio Menezes, técnico da Secretaria de Saúde, somente 10% das tentativas de suicídio são consumadas. “Então temos 90% de casos em que podemos ajudar. É importante trabalhar nas escolas o aspecto da prevenção, tratando dos fatores que podem levar os jovens a se suicidar”, propôs. 



Ele informou que há no estado 74 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), onde as pessoas com doenças mentais, como depressão, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados ao álcool e outras substâncias, e outros fatores de risco podem ser acompanhadas. Para a imprensa, o profissional indicou uma cartilha do Ministério da Saúde com orientações sobre como abordar o tema.



Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Wellington do Curso, elogiou o Ministério Público pela campanha e informou sobre um projeto de lei de sua autoria para a criação da Semana Estadual de Combate ao Suicídio. “Precisamos descortinar o tema do suicídio”.



Eliandro Araújo, que é presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão e psicólogo do MPMA, apontou alguns fatores de risco para o cometimento do suicídio e indicou atitudes que devem ou não ser adotadas na abordagem da questão. O profissional apontou o crescimento do suicídio entre adolescentes como um fator preocupante e observou que não há uma causa única a determinar o problema. Ele também sugeriu que a imprensa não publique fotos ou matérias sobre suicídios. “Isso poderia incentivar novos casos”, explicou.



No encerramento do evento, Sandra Elouf reforçou a importância da conjugação de esforços de todas as instituições parceiras e conclamou a todos para o trabalho conjunto em favor da prevenção ao suicídio. Ela também defendeu a criação de um centro de referência psicossocial de valorização da vida.



DADOS

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. O Brasil é o oitavo país no ranking mundial. 



De acordo com dados do CAOp/DH, no ano de 2016, foram registrados 290 suicídios no estado do Maranhão. Este ano, somente no mês de agosto, foram sete registros.


Na manhã da última quinta (15), no auditório do 6° Batalhão da PM, aconteceu a palestra "Prevenção ao Suicídio Policial". O evento foi destinado para os policiais do 6º BPM e 13ºBPM, as palestras foram proferidas pela Major PM Cristiane e pelo Sd PM Alison, além de psicólogos. 

"Foi um momento rico e importante para a tropa. Falar sobre isso é também salvar vidas. Essa ação é parte do Programa de Prevenção ao Suicídio Policial do Caps/DSPS", declarou o comandante do 6° BPM, o Major Marcelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário