quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PROCON/MA faz doação de Códigos de Defesa do Consumidor em braile para entidades de São Luís e São José de Ribamar


A garantia do direito é universal, igualitário e irrestrito, sendo assim, o PROCON/MA atua para proporcionar a todos os consumidores e cidadãos todas as formas possíveis de compartilhar e incluir uma parcela importante da sociedade. Com isto, o órgão e a empresa TIM realizaram a entrega de Códigos de Defesa do Consumidor e uma cartilha de assuntos de telecomunicações em braile.
Os exemplares foram entregues a Escola de Cegos do Maranhão, a Associação de Surdos do Maranhão, ao Centro Dialético de Pais e Amigos, ao Fórum Metropolitano da Pessoa com Deficiência e para a Associação de Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar.
Para o presidente do PROCON/MA e do VIVA, Duarte Júnior, esta é mais uma iniciativa que colabora para que todas as pessoas, indistintamente, tenham acesso aos seus direitos. “Em parceria com a TIM e representantes dos PROCONS Nordeste – Paraíba e Pernambuco, entregamos exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile às entidades de luta pela pessoa com deficiência. O benefício empodera várias pessoas com deficiência auditiva e visual, garantindo direitos a quem realmente precisa”, reforçou Duarte Júnior.
“Podermos disponibilizar uma ferramenta como o Código de Defesa do Consumidor em braile, bem como a cartilha de assuntos de telecomunicações é importante enquanto acessibilidade dada ao consumidor que quer entender quais são os seus direitos. Não é a entrega de apenas um documento, mas de conhecimento, disse o secretário nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves.
A representante da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Isabelle Passinho, concorda. “A importância deste ato do PROCON está justamente no sentido da acessibilidade comunicacional, porque existem diversas formas de comunicação. Nem sempre uma que é usual para nós consegue chegar à pessoa que tem uma deficiência ou auditiva ou visual”, disse.
Mesma opinião de Carlos Alberto Pimenta Chaves, que na ocasião representava a Associação de Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar.  “É uma forma de nos incluir, para que tenhamos acesso a esse tipo de informação, pessoas como eu, com baixa visão, e demais pessoas, cegas, terem acesso aos nossos direitos, sendo uma maneira também de nos defendermos”, comemorou.
Participou também do evento, a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência (PCDIF) e o Conselho Estadual de Pessoa com Deficiência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário