domingo, 26 de novembro de 2017

Enquete aponta renovação acima de 50% na Assembleia

Em nove meses será dada a largada para as eleições de 2018, com o início das campanhas. O circuito, contudo, começa a se afunilar desde já, a partir do lançamento das pré-candidaturas. 

Quando o assunto é Assembleia Legislativa, a disputa fica mais acirrada, devido à disponibilidade de 42 vagas. Recentemente o Portal RNM fez uma pesquisa de intenção de voto pela internet e o resultado apontou uma renovação acima de 50% na Assembleia Legislativa.

A consulta, que foi ao ar entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, contou com 9.075 mil votos e apurou o potencial de algumas lideranças estaduais – sobretudo os mais jovens, ou postulantes a cargos que nunca disputaram – que podem estar na disputa do ano que vem.

O presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), e também, do Viva Maranhão, Duarte Júnior, terminou a enquete com 18%, equivalente a 1.598 votos. 


Foi o primeiro colocado. Isto só demonstra a aprovação do nome de Duarte Júnior para a disputa. A primeira colocação, é o reconhecimento, e mostra o resultado positivo que Duarte Júnior vem obtendo a frente do Procon e Viva.


Em segundo lugar, ficou o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), com 17% (1.578 votos).

Assim como Duarte Júnior, o nome de Ivaldo Rodrigues bem colocado também não é nenhuma surpresa. Ivaldo já tem um nome consolidado na política. Vereador experiente, de vários mandatos, e agora, licenciado, e a frente da Semapa, vem desempenhando um trabalho fundamental, com o reconhecimento da população, dos colegas secretários e políticos, como do próprio Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que faz questão sempre de elogiar o trabalho desempenhado por Ivaldo. Nenhum secretário de São Luís conseguir mais parcerias em benefício da população e para a cidade do que Ivaldo Rodrigues, que tem excelente relacionamento e trâmite junto aos empresários, classe política e sociedade civil.


Dos nomes que constam na lista, apenas o deputado Max Barros (PRP) não recebeu nenhum voto. O deputado Stenio Rezende (DEM) e o ex-vereador de São Luís, Bispo Paulo Luiz (PRB), receberam apenas 1 voto, cada. Os três aparecem com 0%.

Outro dado bastante interessante apontado na intenção de voto é a possibilidade de renovação de mais da metade da bancada da Assembleia Legislativa na próxima legislatura. Formada por 42 parlamentares, a Casa seria composta por 23 deputados eleitos e 19 reeleitos, conforme revela os números abaixo da enquete.

“JOGO EM QUALQUER POSIÇÃO”
A frente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) desde 2015, o advogado Duarte Júnior é uma das peças fundamentais do governo Flávio Dino (PCdoB). Isso porque as ações de fiscalização do PROCON-MA, junto às empresas, impactam diretamente na vida do cidadão maranhense. A reportagem do RNM entrou em contato com o advogado para comentar o resultado da enquete, mas não conseguimos lograr êxito. No entanto, numa recente entrevista ao jornal O Imparcial, quando foi questionado se poderia se candidatar na eleição de 2018, ele respondeu dizendo que “joga em qualquer posição”.

“2018 é um ano de muitos desafios. Eu faço parte de um grupo liderado pelo governador Flávio Dino. E eu me sinto como um jogador apto a jogar em qualquer posição. Se for pra ocupar a presidência do Procon, vou ocupar com todo amor que eu demonstro através das minhas ações. Se for pra ir pra outra secretaria, também estou disposto e tenho condições de atender. E se for pra ir para esse desafio no Legislativo, também estou à disposição pra melhor servir o cidadão maranhense “, declarou.


“MINHA POSIÇÃO ESTÁ COM O PARTIDO”
Nomeado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues – atualmente licenciado do mandato de vereador – declarou em entrevista que ficou surpreso com o resultado da enquete, mas afirmou que sua posição em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018 vai depender de seu partido.

“Minha posição está com o partido. Sou um pragmático leal a este programa que o partido tem. E o que for definido sigo em frente", disse Ivaldo, atribuindo o resultado da enquete ao papel que desempenha na pasta. “Sim, acredito que o reflexo das nossas ações à frente da Semapa contribuiu com o resultado final da enquete “, completou.


Com informações  da radionoticiamaranhao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário