quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Entre 13 e 17 de novembro, mais de 1.100 pessoas se cadastraram para atuarem como mesários

Foto Reprodução


A divulgação de informações na imprensa e nas redes sociais sobre as vantagens de ser mesário voluntário, além de visitas, assinaturas de termos de cooperação com universidades, distribuição de cartazes e panfletos, inclusive em shoppings, veiculação de peças gráficas em traseiras de ônibus, entre outras ações, resultaram no aumento de pessoas que se dispuseram a atuar na função. No Maranhão foram cadastrados 1.145 mesários, dos quais 600 apenas na capital. 

Essas ações foram realizadas durante a 1ª Semana do Mesário realizado em todo o estado entre os dias 13 e 17 de novembro. Mais fotos no Flickr do TRE-MA.

A 1ª Semana do Mesário foi uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através da Comissão do projeto Mesário Voluntário, que visou divulgar a importância do papel do mesário junto à sociedade, além de atrair e conscientizar os cidadãos, em especial estudantes universitários e servidores públicos, para participarem do processo eleitoral. Além da capital, varias zonas eleitorais do interior realizaram ações especificas com o mesmo objetivo.

Este ano, a Comissão também visitou o Centro de Ensino e Apoio a Pessoa com Surdez (CAS) com o objetivo de recrutar pessoas com este tipo de deficiência para atuarem como mesários no estado. 

Entre as vantagens de ser mesário está isenção em taxas de concursos promovidos pela administração pública direta, indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo poder público no âmbito estadual, além de garantir aos alunos universitários converterem as horas trabalhadas na função de mesário em horas de estágio extracurricular. 

Para ser mesário voluntário é preciso ser eleitor maior de 18 anos em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Atualmente, as instituições que mantêm convênio com o Tribunal são UFMA; UEMA; UNDB; IFMA; DEVRY: EDUFOR; Instituto GIANNA BERETTA; FAENE (Faculdade Escola de Negócios Excellence); FESCEMP (Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão); UNINASSAU (Faculdade Maurício de Nassau de São Luís); CESSF (Faculdade Santa Fé); LABORO; CEST (Faculdade Santa Terezinha); FACEMA (Caxias); IESM (Timon); Faculdade Maranhense São José dos Cocais (Timon); e FEST (Imperatriz).

Compõem a Comissão de Mesário Voluntário os chefes de cartórios Fábio Humberto Cantanhêde Ximenes (10ª zona eleitoral), Vanessa Andrade Neiva Eulálio (76ª) e Ronaldo César Pereira Barros (89ª).

Para se inscrever como mesário é bem simples: basta preencher formulário disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guia eleitor/eleições. Para mais informações ligue 0800 098 5000 (Disque Eleitor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário