segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Governo do Maranhão lança campanha de doação de sangue para repor estoque para o Carnaval


Com o tema “Folião Solidário... Antes de cair na folia faça sua parte - Doe Sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta segunda-feira (29), a partir 9h, a nova campanha de carnaval com o objetivo de sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período carnavalesco.

Na campanha de 2017, o Hemomar atendeu 3.765 doadores, com coleta de 2.987 bolsas, em São Luís. Este ano, a mobilização pretende garantir o aumento de 10% em relação ao ano passado, por isso, entre os dias da Campanha, de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, os profissionais da unidade realizarão também a coleta externa em parceria com empresas, intuições religiosas e órgãos públicos.


“O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta a coordenadora do Setor de Captação do Hemomar, Socorro Ferreira.


Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. 


Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário