quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Movimentos sociais se reúnem com Canindé Barros para cobrar justificativas à respeito do reajuste das passagens

Foto Reprodução

O Movimento Comunitário de Articulação da Área Itaqui-Bacanga (Macaib), junto com diversas comunidades de São Luís foram na manhã desta terça-feira (23), na secretaria municipal de trânsito e transporte, cobrar do secretário Canindé Barros, uma resposta do porquê do reajuste das tarifas sem consulta popular

Diante do aumento das tarifas do transporte coletivo de São Luís nesta segunda-feira (22), movimentos foram cobrar da Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT, justificativas para o reajuste tarifário. Para o Macaib, o aumento no valor das passagens vai permitir aos empresários tirarem os direitos sociais das comunidades com a implantação do novo sistema, e ainda cede a pressão dos empresários para implantar a tarifa única em São Luís sem um diálogo com as entidades da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, foi discutida principalmente a situação da cobrança nas linhas não integradas, cuja as tarifas anteriores somavam 2,20 e 2,50, e agora o valor cobrado é único, de 2,70. Segundo os representantes das entidades que estiveram na reunião, entre elas o Macaib, o reajuste é totalmente irregular. A explicação foi a de que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), teria cedido a pressão dos empresários, e não foi formalizada uma consulta popular. Além disso, segundo a Macaib, o legislativo municipal ainda se encontra de recesso parlamentar.

Quanto ao reajuste na tarifa integrada, que saltou de 2,90 para 3,10, não houve questionamentos.


2 comentários:

  1. Esse é o entendimento do Movimento MACAIB com os demais movimentos sociais. O prazo estar se inspirando, a SMTT terá de tomar as devidas providências de acordo com a pauta apresentada e publicada nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o entendimento do Movimento MACAIB com os demais movimentos sociais. O prazo estar se inspirando, a SMTT terá de tomar as devidas providências de acordo com a pauta apresentada e publicada nas redes sociais.

    ResponderExcluir