sábado, 17 de fevereiro de 2018

Horário de Verão encerra na madrugada deste domingo (18)

Foto Reprodução
Em vigor desde outubro do ano passado, os relógios devem ser atrasados em uma hora entre este sábado (17) e domingo (18).
O horário de verão vigorou em 10 estados e no distrito federal. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
Mas apesar de não ser válido para a Região Nordeste, acabou interferindo na vida das pessoas, como por exemplo, com a programação da TV.
Assim, a maioria dos Estados do Brasil volta a ter o mesmo horário. As exceções são o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia, que ficam com uma hora de atraso em relação a Brasília. O Oeste do Amazonas e o Acre ficam com duas horas de atraso com relação a capital federal.
Período menor
O próximo horário de verão será menor do que este que acaba. O presidente Michel Temer editou um decreto que reduz a duração deste período, mas que não o elimina.
Assim, no fim deste ano, o horário de verão começará apenas em 4 de novembro, um fim de semana após o fim do segundo turno das eleições presidenciais, que está marcado para 28 de outubro.
Entenda o motivo
A mudança foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.
Anteriormente, o horário de verão começava na segunda semana de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário