quinta-feira, 31 de maio de 2018

Em carta, Zé Reinaldo coloca em xeque a unidade do PSDB no Maranhão


Tudo começou com uma carta do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB), que circulou nas redes sociais. Nela o ex-governador dá declarações de insatisfação com a situação no partido tucano e dá a entender que o seu candidato preferido ao governo do estado continua sendo Eduardo Braide. Veja abaixo a carta de José Reinaldo:

COMUNICADO

Por compreender que o equilíbrio de todo e qualquer debate público é exercido, com legitimidade, somente na plena vigência da democratização do acesso à informação, utilizo este expediente para fazer esclarecimentos à população maranhense e à classe política em geral.

Desde que me posicionei a favor da candidatura do deputado estadual Eduardo Braide ao Governo do Estado, tenho sido alvo de constantes ataques sob o comando do poderio econômico e político que – em desrespeito ao papel fundamental da imprensa – usam profissionais da comunicação para mandar recados a mim, sem que o meu ponto de vista possa sequer ser manifestado.

É de conhecimento público que sempre fui um político acessível a todos, inteiramente aberto ao diálogo e jamais me furtaria à ocasião de conversar com membros de qualquer partido -  ainda mais com quadros relevantes do PSDB como Sebastião Madeira e Roberto Rocha, partido ao qual estou oficialmente filiado.

Nutro um enorme respeito pelo ex-prefeito e ex-deputado Sebastião Madeira, que neste momento, entre útil e afoito, tem sido desbragadamente usado para atender aos interesses dos mais afetados pela ameaça de um terceira via nas eleições deste ano.

Aproveito a ocasião para fazer um registro histórico. Quando decidir criar a Frente de Libertação do Maranhão, em 2006, o saudoso Jackson Lago rebelou-se com a estratégia de lançarmos três candidatos ao Governo. E, no auge da discordância, chegou a me acusar de ser um agente infiltrado de Sarney para implodir a oposição. O resultado todos conhecem: Lago consagrou-se nas urnas, eleito governador do Maranhão, em uma vitória que entrou para a história.

Conheço Madeira e sei que ele não servirá como tábua de salvação para nenhum tripulante de um barco que está afundando.

Que a verdade e o espírito democrático possam se sobrepor às querelas e aos jogos dos que abusam do poder para me intimidar e confundir a população.

Brasília, 29 de maio de 2018

José Reinaldo Tavares
Deputado Federal

Após tomar conhecimento do conteúdo da carta. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, não gostou nada. O pré-candidato a deputado federal, ainda nesta terça-feira (29), se manifestou a respeito do assunto no Programa Ponto e Vírgula da Difusora FM.

Questionado pelos apresentadores Marcelo Minard e Jhon Cutrim, Madeira deu declarações polêmicas e deixou incerto o futuro de Zé Reinaldo no ninho tucano.

Entre as declarações, Madeira chegou a dizer que Zé Reinaldo estaria fazendo uma 'espécie de sabotagem ao PSDB', e que a sua candidatura dependeria da postura dele no partido. Zé Reinaldo vem demonstrando que ainda não desistiu da candidatura de Eduardo Braide (PMN) ao governo do estado, pelo contrário, ao que tudo indica ainda é sua preferência. Madeira ressaltou também que, o partido é quem vai dar uma boa contribuição para uma campanha de senador no estado, algo em torno de R$ 1 milhão e meio, podendo chegar a R$ 2 milhões, o que jamais nestas condições aceitaria que um candidato a senador pelo PSDB não apoiasse um candidato ao governo do estado do mesmo partido. Madeira ainda confirmou que o candidato ao senado não dividirá palanque no Maranhão, neste caso se referindo a possibilidade de Zé Reinaldo de subir ao palanque de Braide e Rocha. Sebastião Madeira lembrou que o PSDB deu abrigo a Zé Reinaldo, depois que ele foi rejeitado por vários partidos, entre os quais o DEM.

Nesta quarta-feira (30), foi a vez do senador Roberto Rocha, pré-candidato ao governo do estado e presidente estadual da sigla participar do Programa Ponto e Vírgula. Sabatinado, Rocha confirmou que Madeira tem total autonomia para falar em nome do partido.

Após as entrevistas, Zé Reinaldo coloca em xeque a permanência dele no PSDB e até a sua candidatura ao senado. O que mais uma vez levanta a tese já debatida no blog, que o ex-governador e atual deputado federal pode ter um melancólico fim de carreira político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário