segunda-feira, 25 de junho de 2018

Com Caravana Mais IDH, Fesma fortaleceu ações em saúde em nove municípios


A Caravana Mais IDH, que proporcionou dezenas de entregas de obras e benefícios em nove cidades maranhenses, no último dia 13, também levou saúde à população dessas cidades através da Força Estadual de Saúde. No total, foram realizadas 923 atividades em saúde, como consultas, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido para sífilis/HIV/hepatite e educação em saúde.

O Plano Mais IDH, lançado ainda no início da gestão Flávio Dino, é uma iniciativa do Governo do Maranhão. Um esforço concentrado para melhorar a qualidade de vida nas localidades, que fazem parte dos 30 municípios mais pobres do Estado.
Na quarta-feira (13), a caravana passou simultaneamente por Satubinha, Lagoa Grande, São Raimundo do Doca Bezerra, Marajá do Sena, São João do Caru, Centro Novo do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras e Primeira Cruz.

Em São João do Caru, os atendimentos foram feitos por uma médica, enfermeira e nutricionista no povoado Jabuti, que fica a 12km da sede e 90km do município de Bom Jardim. Além de oficina de saúde bucal com as crianças, foram feitas consultas, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A dona de casa Loene de Sena Matos, de 33 anos, consultou-se e ainda levou as filhas Loane, de 9 anos, e Layane, de 6, para receberem orientações sobre escovação bucal e alimentação saudável. As crianças também receberam kits bucais com escova, creme e fio dental.

“Acho muito bom os médicos virem aqui, porque a gente pode ficar em casa para se consultar. É difícil ir para a sede. Não tenho transporte. Quando preciso ir, fico na estrada esperando transporte passar. Às vezes nem conseguimos ir porque a estrada está muito ruim. Toda vez que eles vêm aqui, vou me consultar”, disse a moradora, que saiu da consulta com a medicação.


A aposentada Maria do Amparo de Araújo Veras, de 72 anos, conhecida como dona Conceição, também recebeu atendimento em saúde da equipe da Fesma durante a Caravana Mais IDH no povoado Jabuti. Com o atendimento na ação, foi a terceira vez que recebeu a visita dos profissionais de saúde. “Para São João do Caru são 12 km e Bom Jardim, 90 km. É uma benção de Deus ser atendida em casa. Para mim, o atendimento foi muito bom”, afirmou.

Atendendo a população com delicadeza e eficiência, a médica Laís Lucena não escondia a satisfação no exercício da profissão. “É muito prazeroso. É extremamente gratificante atender as pessoas sabendo que elas têm tão pouco e isso fará diferença para elas. Como médica, me sinto realizada. São pacientes bons de serem tratados, porque eles querem e acreditam no profissional”, destacou.

Atendimentos

1 – Satubinha: 228 atividades em saúde
2 – Lagoa Grande: 88 atividades em saúde
3 – São Raimundo do Doca Bezerra: 232 atividades em saúde
4 – Marajá do Sena: 75 atividades em saúde
5 – São João do Caru: 51 atividades em saúde
6 – Centro Novo do Maranhão: 18 atividades em saúde
7 – Água Doce do Maranhão: 77 atividades em saúde
8 – Jenipapo dos Vieiras: 128 atividades em saúde
9 – Primeira Cruz: 26 atividades em saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário