terça-feira, 19 de junho de 2018

Em apenas oito dias, homem é detido pela segunda vez transportando madeira irregular


Na noite deste sábado (16), às 19h, no km 561 da BR 316, no município de Caxias/MA, policiais rodoviários federais estavam em serviço de ronda quando observaram um caminhão, transitando em sentido contrário, com as mesmas características de outro que havia sido apreendido no último dia 08/06/2018 efetuando transporte de lenha sem licença ambiental. A equipe retornou e efetuou a abordagem confirmando a suspeita.

O caminhão tratava-se do MB/L1113 de placas HZG-1701/SE que no momento era conduzido por um lavrador de 30 anos e tinha como passageiro um homem de 63 anos (autor da ocorrência anterior). Foi solicitada a documentação pessoal, do veículo e da carga tendo os mesmos informados que não portavam nenhum tipo de documento. Quando perguntados sobre o tipo de carga transportada informaram que estavam transportando madeira nativa das espécies conhecidas como: Faveira, Pau-Pombo, Chapada e Pau Terra oriundas do Povoado Pindaíba, 2º Distrito de Caxias e que iriam entregar a lenha em uma padaria localizada em Caxias e que o preço da carrada seria de R$ 600,00. Indagado sobre a frequência que efetuava esse tipo de transporte informou que fazia em média dois transportes por semana e que entregava tanto para cerâmicas como para padarias da cidade.


 
Na delegacia ao fazer a cubagem da carga foi encontrada uma MOTOSSERRA da marca STIHL, modelo MS361 pertencente ao passageiro que informou também não possuir a Licença de Porte e Uso - LPU, necessária para utilização da motosserra.

A quantidade de lenha transportada era de aproximadamente, 24st (estéreo) de lenha, correspondente a 12m³. O motorista e passageiro, juntamente com o veículo, motosserra e carga, foram entregues no 1º Distrito de Polícia Civil de Caxias. A Secretaria de Meio Ambiente de Caxias foi acionada e ficou de comparecer na DPC para efetuar os procedimentos administrativos.
   
O passageiro e proprietário do veículo e carga, havia sido detido no último dia 08/06/2018, também pela PRF, nesse mesmo veículo, transportando lenha sem licença ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário