sábado, 23 de junho de 2018

Governo faz ação em saúde na Maternidade Nossa Senhora da Penha neste sábado (23)


A comunidade do bairro Anjo da Guarda, situada na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, contará com serviços gratuitos de saúde neste sábado (23), das 8h às 12h, na Maternidade Nossa Senhora da Penha. A ação do Governo do Estado é realizada em parceria com o Instituto Acqua, responsável pela gestão da unidade.

A ação é aberta à população, com oferta de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exame preventivo do câncer de colo de útero (papanicolau), aplicação de flúor, vacinação e oficinas voltadas aos cuidados com recém-nascidos. A atividade será realizada na área interna da unidade.

Para a diretora geral da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Luciana Ferreira, despertar a temática do câncer de colo de útero e levar serviços de atenção à população mobilizam cuidados que devem ser adotados no dia a dia. “Com esta iniciativa reforçaremos principalmente o combate ao câncer de colo de útero, além de podermos sinalizar para a população a necessidade de fazer o acompanhamento pontual da pressão arterial, índice de glicemia e cuidados com a saúde bucal”, explica.

O acesso aos serviços é gratuito e há pré-requisito apenas para o exame preventivo do câncer de colo de útero. Para a realização, a mulher deve estar há três dias sem relações sexuais, não usar duchas e cremes vaginais antes do exame e não estar no período menstrual.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019 sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, resultado que coloca o país na terceira posição do levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário