quinta-feira, 19 de julho de 2018

Polícia prende mais duas pessoas envolvidas no crime de clonagem telefônica




A Polícia Civil do Maranhão, por meio da SEIC, em continuidade à Operação Fraud, deflagrada desde a última terça-feira (17), prendeu na tarde desta quarta (18), Erick Raphael dos Reis Teixeira e Ivanilde Nogueira Amaral.

O casal se encontrava foragido e homiziado no Povoado Água Limpa, Zona Rural de São Vicente de Férrer/MA. Ambos estavam com prisões preventivas decretadas pelos Juízos Estadual e Federal pela Operação Fraud. 

A operação visou desmantelar uma quadrilha especializada em clonar linhas de telefone móveis através do aplicativo whatsapp. O golpe teve como vítimas, autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo. 

O bando clonava as linhas telefônicas e solicitava empréstimos perante os contatos do titular da linha clonada. Os suspeitos clonaram os aparelhos da governadora do estado do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, além de vários Deputados Federais, Estaduais e Ministros de Estado.

A organização criminosa aliciava laranjas para abrir contas e receber as transferências bancárias da lista de contatos das vítimas. Os golpistas se passavam pelas autoridades, alegando que tinham seu limite de transferência bancário excedido e solicitavam que a pessoa da lista de contatos da agenda telefônica fizesse uma transferência complementar para uma conta dada pelo falsário. Em alguns casos os golpistas encaminhavam boletos a serem pagos pelas vítimas, que acreditavam estar fazendo um favor para os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário