sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Confira a agenda dos candidatos ao governo do estado para esta sexta-feira (31)


MAURA JORGE (PSL)
14h – Carreata em Imperatriz
16h30 – Caminhada em Açailândia
20h – Reunião com lideranças em Imperatriz

RAMON ZAPATA (PSTU)
07h – Acompanha entrevista de candidato a vice-presidente no Bom Dia Maranhão - TV Difusora
12h – Panfletagem em porta de Universidade em São Luís
19h – Participa do lançamento de candidata ao Senado federal, no João Paulo

ROSEANA SARNEY (MDB)
10h – Visita Igarapé do Meio
12h – Visita Olinda Nova
14h – Visita Matinha
16h – Visita Viana 

FLÁVIO DINO (PC do B)
8h30 – Carreata em Santo Antônio dos Lopes
11h – Caminhada em Aldeias Altas
13h30 – Reunião em Duque Bacelar
15h30 – Carreata em Buriti
17h30 – Carreata em Caxias

ROBERTO ROCHA (PSDB)
18h – Lançamento de candidato ao senado federal em Timon

ODÍVIO NETO (PSOL)
8h – Gravação de programas de TV e rádio para o horário eleitoral
11h – Reunião com coordenação do PSOL
16h – Panfletagem na praça D. Pedro II – Centro São Luís

Propaganda eleitoral tem início nesta sexta (31) no Rádio e na TV



Tem início nesta sexta-feira (31) a propaganda eleitoral em todo o Brasil no Rádio e na TV. 

No Maranhão, o candidato do PSOL, Odívio Neto, abre a propaganda às 13h desta sexta (31). O primeiro senador a usar o horário eleitoral será Weverton Rocha, do PDT.

Até a eleição a população poderá assistir diariamente 50 minutos de programação política dedicada às eleições na televisão. No total, serão cerca de 1750 minutos que se dividirão em dois blocos de 25 minutos. Das 13h00 às 13h25 e das 20h00 às 20h25.

As inserções partidárias, que podem ser de 30 segundos ou 60 segundos de acordo com a coligação, devem ocupar quase 2 mil minutos nos próximos 35 dias.

O menor tempo de televisão entre candidatos e coligações ficará com o PCO e PSTU. Os partidos terão menos de 5 segundos por programa eleitoral e 8 inserções durante toda a eleição para tentar convencer o eleitorado.

Entre os candidatos ao governo do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, deve ser o político maranhense com maior exposição na televisão durante o horário eleitoral. Nos dias destinados aos candidatos ao governo, ele deve aparecer por mais de quatro minutos na televisão. 

Flávio Dino também terá quase a metade do número total de inserções. O governador irá aparecer 478 vezes até o dia 7 de outubro.

Roseana Sarney (MDB) terá 2.32 minutos no horário eleitoral e 277 inserções.

Roberto Rocha (PSDB) irá aparecer por 1.29 minutos na propaganda destinada a candidatos ao governo e em mais 162 inserções.

Odívio Neto tem direito a 14 segundos no horário eleitoral e 27 inserções.

Maura Jorge (PSL) irá dispor de 11 segundos durante o programa eleitoral e mais 20 inserções para apesentar suas propostas.

Já Ramon Zapata (PSTU), deve ser o candidato com menos exposição na propaganda eleitoral. Dispondo de apenas 9 segundos na propaganda e 16 inserções.

Shopping da Ilha em São Luís deve melhorar acesso para pessoas com deficiência

Foto Reprodução

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha realizou nesta quarta-feira (29) uma audiência de conciliação, envolvendo representantes da Sá Cavalcanti Participações, Shopping da Ilha, Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), e Município de São Luís, demandados em ação popular ajuizada por uma pessoa com deficiência, também presente à audiência. Na audiência, presidida pela juíza Alessandra Arcangeli (respondendo pela unidade judicial) ficou acordado que a CEMAR e o Shopping da Ilha se comprometeram a, no prazo de 15 dias, protocolarem junto ao Município de São Luís (SEMURH) projeto/relatório de adequação técnica de acordo com a NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

Ficou acertado, ainda, que o Shopping da Ilha submeterá ao Município de São Luís, no mesmo prazo, o projeto arquitetônico atual da edificação, a fim de que o órgão competente municipal analise a edificação de acordo com as normas técnicas sobre acessibilidade. O Município de São Luís, por sua vez, se compromete a, no prazo de 30 dias, analisar o projeto/relatório apresentado pela CEMAR, Shopping da Ilha e Espaço Reserva (Sá Cavalcante), oportunidade em que deverá apontar quais itens devem ser regularizados/reparados, a fim de que se adéquem às normas técnicas sobre acessibilidade ao shopping.

ENTENDA O CASO – A ação tem por objetivo a condenação das empresas em obrigação de fazer, visando à promoção de adaptações que eliminem as barreiras arquitetônicas existentes na referida área do Shopping da Ilha e Espaço Reserva, a fim de que atenda as normas e padrões técnicos de acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O autor narra na ação que as áreas interna e externa do Shopping da Ilha interna apresentam vários problemas que comprometem o direito de ir e vir desse público.

Segundo o autor da ação, toda a área do shopping tem o número de rampas de acesso nas calçadas insuficiente, totalizando seis rampas na frente, duas na lateral e nenhuma nos fundos do imóvel. “A pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida não tem vez nos elevadores devido à falta de ascensorista; diversas calçadas quebradas e postes de energia em cima das calçadas; rampa de acesso no último piso sem os parâmetros da norma 9050; o último andar tem o nível do piso diferente do elevador e a maior parte da calçada é tomada por mato e sujeira.

A ação destaca que a situação do Shopping da Ilha e seu entorno já perdura por mais de seis anos. Ainda assim, os responsáveis têm se mostrado desinteressados em promover voluntariamente as obras para alcançar esse fim. “Frente a desídia dos motivadores em promover as adequações de seu espaço, imperiosa é a imediata concessão de medida antecipatória que obrigue a mesma a realizar os ajustes necessários à eliminação de qualquer barreira ao trânsito de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida”, relata o autor.

Por fim, ficou acertado na audiência que a CEMAR e o Shopping da Ilha, caso o Município aponte desconformidades, deverão apresentar no processo, em 30 dias, projeto de adequação. “O Shopping da Ilha se compromete a, no prazo de 30 dias, regularizar o desnível dos elevadores com o piso apontado no pedido, bem como a manter campanhas de conscientização dos usuários do Shopping no sentido de se garantir a prioridade no acesso aos elevadores por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras prioridades legais. O Shopping da Ilha se compromete a, no prazo de até 60 dias, realizar a recuperação e limpeza das calçadas do entorno do Shopping e do Espaço Reserva”, conclui a Ata de Conciliação.

Montes Altos terá eleição simulada biométrica neste domingo (2)

Foto: Mapa Montes Altos

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizará no próximo domingo, dia 2 de setembro, eleição simulada biométrica em Montes Altos, município do sul do estado que tem 6.096 eleitores aptos a votar nas eleições 2018 em 9 locais de votação distribuídos em 23 seções, entre elas, duas na aldeia indígena São José.

Durante a simulada, que ocorrerá entre 8h e 12h, o TRE-MA capacitará mesários e ainda fará testes que atestam índices de reconhecimento do eleitor pela urna eletrônica biométrica.

Em 2018, destacamos que teremos votação para 6 candidatos: presidente, governador, 2 senadores, deputados federal e estadual.

Roseana Sarney foi quem mais recebeu dinheiro do MDB até agora



A informação foi dada no Jornal O Globo. A candidata do MDB ao governodo Maranhão, Roseana Sarney, aliada do presidente Michele Temer, recebeu do partido R$ 8 milhões.

Cabe a Roseana Sarney, o título de emedebista que mais recebeu dinheiro do partido até agora para investir na campanha deste ano. Nada mal!



Flávio Dino alerta para início do horário eleitoral na TV e as baixarias



Em diálogo direto com os maranhenses por meio das redes sociais, o governador Flávio Dino falou ao vivo sobre a continuidade da agenda de mudanças no estado. Na oportunidade, ele respondeu perguntas dos internautas. Uma delas foi em relação à campanha eleitoral na TV, que terá início na próxima sexta-feira (31).

Para Flávio Dino, é preciso ficar alerta com o início das investidas do império da baixaria, “o império do mal, aqueles que estão desesperados porque não conseguirão, graças a Deus, voltar ao poder”.

Ele disse que a oposição sarneyzista está anunciando que vai fazer uma série de ataques, “que agora são chamados de fake news, mas na verdade nós conhecemos aqui mesmo com o nome de mentiras, de baixarias, dessas coisas que infelizmente acontecem na política do nosso estado”.

De acordo com o governador, os maranhenses não podem permitir isso. “A política não é um território do mal. A política tem que ser feita com alegria, com dignidade e com decência, como nós fazemos. E assim nós vamos continuar no passinho do 65”, ressaltou Dino.


Weverton segue campanha recebendo apoios de segmentos importantes da sociedade maranhense


As constantes altas nos preços dos combustíveis têm punido, em especial, quem usa o carro para transporte de passageiros. De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas do Maranhão, o abastecimento com o Gás Natural Veicular (GNV) pode gerar uma economia de até 70%. “Em vários estados o GNV já é uma realidade e conquista cada vez mais a preferência dos motoristas da praça”, garantiu Renato Menezes, que levou vários colegas para ouvir as propostas do candidato Weverton Rocha para a classe.


No encontro, que aconteceu no comitê central do pedetista, na manhã de quarta-feira (29), Weverton ouviu outras reivindicações da categoria e garantiu incluir a pauta em sua agenda. “Precisamos assegurar que nossos taxistas tenham condições de trabalho, pois é um segmento importante para a geração de renda e emprego e agradeço a confiança que estão depositando em mim”, defendeu Weverton.

Ainda no comitê, o candidato recebeu o apoio de aliados da cidade de Pirapemas: o vereador Pedro Araújo; Natinho Frazão, que foi candidato a prefeito no município; e Júnior do Posto, esposo da vereadora Carol do Posto.


Na caminhada em Paço do Lumiar, realizada no Paranã/Maiobão, Weverton recebeu o apoio dos trabalhadores rurais e pescadores da região. “Foi um bom deputado, defendeu o agricultor, o pescador, o trabalhador em geral e por isso estamos com ele”, atestou Josué Pereira da Conceição, que preside o sindicato dos pescadores da Região Metropolitana.


A ampla defesa dos direitos dos trabalhadores e ter votado contra a Reforma Trabalhista foram decisivos para assegurar o apoio do Sindicato dos Motoristas. “Já mostrou de que lado ele está e vai fazer mais quando for senador”, disparou Valdir de Castro, diretor da entidade.


A agenda seguiu com compromissos políticos, como a participação em mais uma edição da Plenária 65, que reuniu as pastas dos Direitos Humanos, Juventude, Negros, Mulheres e Cultura, e o lançamento da candidatura de deputado estadual de Dr. Yglésio. “Precisamos reforçar o time para ajudar o governador Flávio Dino a dar continuidade aos programas que estão fazendo verdadeiras intervenções do bem no Maranhão”, finalizou Weverton.


PINHEIRO: MPMA realiza Seminário sobre Municipalização do Trânsito



Foi realizado nesta quinta-feira, 30, em Pinheiro, no auditório do Centro Cultural, o seminário sobre Municipalização do Trânsito, que faz parte da campanha “Todos pela vida no Trânsito – a preferência é da vida”.

Participaram representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, promotores de justiça, defensores públicos, operadores do direito, policiais e toda sociedade civil pinheirense.

A campanha é iniciativa do Ministério Público do Maranhão, em parceria com o Poder Judiciário, Governo do Estado do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Assembleia Legislativa, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Conselho Estadual de Trânsito, Observatório do Trânsito e campanha SOS Vida.

Pinheiro é o quinto município a realizar o seminário. A campanha já foi lançada em São Luís, no final de 2017, e nas cidades de Imperatriz, Presidente Dutra e Balsas.

No Maranhão, apenas 58 dos 217 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Desses, apenas cinco exercem efetivamente as suas funções de fiscalização, educação no trânsito e engenharia de tráfego.

Os participantes do seminário abordaram os custos financeiros para a administração pública causados pelos acidentes de trânsito, em especial nas áreas da saúde e previdência.

Dados oficiais indicam que 30% da demanda dos hospitais de urgência e emergência maranhenses resultam desses acidentes, dos quais dois terços são provenientes de acidentes com motocicletas.


ASSINATURA DE TERMOS DE ADESÃO
Ao final do evento, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antonio Santos Amorim, apresentou o termo de adesão, explicando a responsabilidade dos gestores e o apoio das instituições presentes para colaborar com a municipalização do trânsito.

Assinaram o termo os municípios de Alcântara, Amapá do Maranhão, Bacuri, Bequimão, Cajapió, Central do Maranhão, Centro Novo, Guimarães, Mirinzal, Olinda Nova, Pinheiro, Porto Rico, Santa Helena, Santa Luzia, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Turilândia e Viana.

MESA DE AUTORIDADES
A mesa de autoridades do evento também foi composta pelo diretor das Promotorias de Justiça de Pinheiro, promotor de justiça Jorge Luís Ribeiro de Araújo; o defensor público Gil Henrique Mendonça Faria; o comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro, major Robson Claudio Martins Silva; e o comandante do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Aurélio Azevedo Pereira.

Júnior Verde se reúne com pescadores e representantes do Transporte Alternativo em Campestre, Porto Franco e Estreito



Cumprindo agenda política pelo interior do Maranhão, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) visitou na última terça-feira (28) os municípios de Campestre, Porto Franco e Estreito, no Sul do Maranhão.

A reunião realizada em Campestre foi organizada pelos apoiadores Chico Magro e Antônio Café, e contou com a presença de lideranças da região. "Nossa comunidade é muito carente e nós precisamos de alguém que olhe por nós. Aqui em Campestre, precisamos de saúde, atenção básica e tantas outras demandas, que confiamos nas mãos de Júnior Verde", disse a lavradora Maria Raimunda Silva.

O deputado ouviu as reivindicações e já está acionando os órgãos necessários para tomarem as devidas providências. No encontro realizado em Estreito e Porto Franco, o parlamentar se reuniu com o presidente da Colônia de Pescadores, Edivaldo Silva, e lideranças da pesca, respectivamente. 

"Temos que apoiar o deputado que defende a pesca, e Júnior Verde é essa pessoa, que luta e tem força pra lutar pelos nossos direitos, e que já destinou ações que resultaram em avanços para nossa categoria", lembrou o pescador Domingos Caetano. 


Em Estreito, lideranças do transporte alternativo e outros operadores de transporte complementar no Maranhão fizeram questão de se encontrar com o deputado e reconheceram o trabalho de Júnior Verde em defesa da categoria.

"Sempre reconhecemos o seu trabalho e acreditamos que o compromisso com nossos trabalhadores vai continuar", destacou um dos líderes do transporte alternativo em Estreito, Hildebrando Costa.

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Estreito, Edivaldo Sousa, "é muito importante esse contato do deputado junto com o trabalhador da nossa cidade. Dessa forma, ele consegue perceber de perto as necessidades do pescador e do trabalhador do sul do Estado".


Roseana participou de caminhada em Santa Inês nesta quinta-feira (30)




Uma caminhada na área comercial marcou a passagem da candidata ao Governo do Maranhão, Roseana Sarney, por Santa Inês, na manhã desta quinta-feira (30). 

Ao lado dos candidatos ao Senado, Sarney Filho e Edison Lobão, do deputado estadual Sousa Neto e do ex-prefeito Valdivino Cabral, ela pode conversar com algumas pessoas que se encontravam naquele momento no local.


“Começar o dia caminhando com os moradores de Santa Inês me fortalece e me anima. Pretendemos fomentar a economia, gerar emprego e renda”, disse Roseana.

O ex-prefeito de Santa Inês, Valdivino Cabral, na oportunidade declarou apoio a ex-governadora.

O trajeto da caminhada teve início na rua das Laranjeiras e terminou na praça da Igreja da Matriz, passando pela rua do comércio, onde Roseana teve a oportunidade de conversar com comerciantes e consumidores.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

“Vamos fazer as policlínicas regionais, para consultas e exames”, diz Flávio Dino em bate-papo com internautas


Em mais um bate-papo com internautas, na noite desta terça-feira (28), o governador e candidato à reeleição Flávio Dino falou sobre novas propostas que constam de seu novo plano de governo. Ele destacou, na área da Saúde, as policlínicas regionais.
“Vamos fazer as policlínicas regionais, que são espaços para consultas e exames. Fizemos neste primeiro mandato oito hospitais regionais. Vamos estender isso às policlínicas regionais”.
“Alguns Estados já têm, como a Bahia, e é muito bom. É um espaço para consultas e exames nas regiões, com a mesma lógica dos hospitais regionais.”
Ele afirmou ainda que o Sorrir, que faz atendimento odontológico em São Luís, será expandido para todas as regiões do Maranhão.
Queda dos homicídios
Flávio também falou sobre o estudo publicado pelo site G1 nesta terça-feira dizendo que o Maranhão é um bom exemplo da queda de homicídios.
De acordo com o governador, “isso é muito importante. Na história recente, o nosso Estado era visto como um cenário caótico na segurança por causa da crise de Pedrinhas. E hoje é visto como bom exemplo”.
“Conseguimos uma taxa de declínio nos homicídios, revertendo o que havia antes. Antes crescia ano a ano. De 2015 para cá, a criminalidade e o número de homicídios vêm caindo”, afirmou.
Campanha na TV
Flávio convidou os maranhenses a participar da campanha eleitoral com alegria e dignidade, reagindo ao “império da baixaria” que determinados grupos políticos costumam fazer quando começa a propaganda eleitoral na TV e no rádio. O início do horário eleitoral gratuito é nesta sexta-feira (31).
“Quero pedir que vocês me ajudem porque, quando começar a TV e o rádio, se anuncia o império da baixaria, o império do mal. São aqueles que estão desesperados porque não conseguirão, graças a Deus, voltar ao poder”, disse Flávio.
“Estão anunciando que vão fazer uma série de ataques, que agora são chamados de fake news, que nós conhecemos pelo nome de mentira, de baixaria. E não podemos permitir isso. A política não é um território do mal, tem que ser feita com alegria, dignidade e decência, como fazemos e vamos continuar fazendo. E assim vamos continuar no Passinho do 65”, acrescentou.

PAU DE ARARA: MPMA reúne representantes de prefeituras para discutir situação do transporte escolar nos municípios

Foto Reprodução

Como parte da segunda fase da campanha “Pau de arara nunca mais: o MP na defesa do transporte escolar de qualidade”, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou na manhã desta quarta-feira, 29, na Procuradoria Geral de Justiça, uma reunião com a presença de prefeitos e representantes de municípios maranhenses, com o objetivo de discutir soluções para regularizar o transporte escolar. A finalidade é pôr fim aos veículos chamados paus de arara e garantir a oferta deste serviço com qualidade e segurança.

Compuseram a mesa o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e os promotores de justiça Sandra Soares de Pontes (coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação), Érica Ellen Beckman (integrante do CAOp-Educação) e Paulo Silvestre Avelar (titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação).

Também estiveram presentes o vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Djalma Melo Machado; o diretor operacional do Departamento Estadual de Trânsito, David Ximenes; e o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Joaquim Sousa Neto.

Como encaminhamento do encontro, o MPMA solicitou que cada Prefeitura envie um relatório detalhado sobre a situação do transporte escolar no município ao CAOp-Educação. Os dados vão compor o georreferenciamento (mapeamento) desta prestação de serviços no estado, para subsidiar as medidas a serem adotadas para a resolução do problema.

Também foi decidida a realização de uma nova reunião, a pedido dos representantes dos municípios, desta vez com o Governo do Estado. A ideia é discutir a responsabilidade pela condução dos estudantes pertencentes às escolas da rede estadual de ensino.

SOLUÇÕES

Antes de iniciar o seu discurso, Luiz Gonzaga Martins Coelho pediu um minuto de silêncio em respeito às crianças e adolescentes vítimas da oferta irregular do transporte escolar no estado. Ao todo, desde 2014, foram registradas 10 mortes de crianças decorrentes de acidentes provocados pela condução ilegal de estudantes no Maranhão.

“Não há justificativa para tantas mortes daqueles que todos nós devemos garantir a proteção especial prevista pela Constituição”, afirmou o procurador-geral de justiça.

O chefe do MPMA igualmente destacou que o momento é oportuno para pôr fim ao uso de paus de arara para o transporte de estudantes no Maranhão. “Esta reunião, promovida em parceria com a Famem, é a demonstração de que podemos e queremos resolver em definitivo a questão. É hora de impulsionar uma ação uniforme e efetiva, que possa dar fim a este problema”, enfatizou o procurador-geral de justiça”.

Entre as metas a serem alcançadas, Luiz Gonzaga Coelho elencou a utilização de veículos em boas condições de funcionamento e que atendam os requisitos das normas de trânsito, contendo os itens de segurança exigidos, a capacitação dos condutores e a realização periódica de vistorias nos veículos.

DADOS

A coordenadora do CAOp da Educação, Sandra Pontes, declarou que os problemas existentes no setor já são conhecidos e que é possível encontrar alternativas, no âmbito de cada município, para solucionar a questão definitivamente. “Não existe problema que não possa ser superado”, frisou.

Na reunião, a promotora de justiça apresentou dados de 2017 referentes ao Maranhão e ao Brasil, incluindo a quantidade total de escolas existentes e o número de estudantes em cada modalidade escolar. Também foi apresentado um panorama da quantidade de alunos que utilizam o transporte escolar em cada município, registrados pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Sandra Pontes expôs as metas da atual etapa do projeto “Pau de arara nunca mais: o MP na defesa do transporte escolar de qualidade”, que inclui a elaboração do georreferenciamento da situação do transporte escolar no Maranhão, identificando os focos de paus de arara; outros tipos de transporte irregulares; municípios com rotas de difícil acesso; e o comparativo da população com o número de estudantes e de escolas.

Está prevista, ainda, uma campanha para incentivar a população a formular denúncias ao Ministério Público sobre o problema, por meio de aplicativo e telefone gratuito. Outro ponto apresentado é a consolidação de parcerias com instituições que têm a missão constitucional e legal para a fiscalização do transporte escolar, como Detran e polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

ADAPTAÇÕES

Durante o encontro, a promotora de justiça Érica Ellen Beckman afirmou que existe a possibilidade de serem feitas adaptações em veículos – mais adequados para determinadas regiões do Maranhão - desde que as modificações consigam atender às normas exigidas pela legislação de trânsito, garantindo a segurança dos alunos. “O nosso compromisso é: nenhuma criança a menos. Direito à educação é um direito obsessivo. Nós queremos que todas as crianças estejam na escola, mas em segurança”, enfatizou a integrante do CAOp da Educação.

Também se pronunciaram o vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Djalma Melo Machado; o diretor operacional do Departamento Estadual de Trânsito, David Ximenes, e o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Joaquim Sousa Neto.

No debate final, foram elencadas pelos representantes dos Municípios questões como condições de ruas e estradas, possibilidade de adaptação dos veículos, inexistência de empresas no estado que possam fornecer o serviço com veículos adequados e topografia e geografia dos municípios.

Ação conjunta de polícias resulta na prisão de quadrilha de alta periculosidade em Imperatriz

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Homicídios de Imperatriz - SHPP e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz/MA -  SENARC, com a participação da Polícia Civil do Tocantins/TO e da Polícia Militar do Maranhão, por meio das equipes do GOE, FORÇA TÁTICA e do Serviço de Inteligência do 3° BPM de Imperatriz/MA, deflagrou operação DOMÍNIO, objetivando cumprimentos de mandados de prisão e de  busca domiciliar no bairro Leandra, em Imperatriz.

Inicialmente, o objetivo era dar cumprimento às ordens de prisão e busca concedidas em desfavor de JOSUÉ GOMES SILVA, vulgo "BAH" e EZAQUIEL NASCIMENTO E SILVA, autores de homicídio praticado contra ROBERTO RICARDO DUARTE GOMES, em julho de 2017, além de uma série de outros homicídios ocorridos nos bairros Leandra, Caema é adjacentes. Todos esses crimes cometidos em decorrência do tráfico de drogas na região, para eliminação de concorrentes e ampliação do domínio no comércio de drogas ilícitas na área.

Contudo, durante as incursões na localidade foi possível efetuar a prisão em flagrante de JOSUÉ GOMES DA SILVA, CLAUDINEI PEREIRA LIMA, vulgo "DINEI"; LUCAS MACEDO OLIVEIRA, vulgo "PLAYBOY" (o qual encontrava-se com mandado de prisão em aberto em decorrência de condenação por tráfico de entorpecentes), ELISNAI SOUSA SILVA, vulgo "NEGUINHO" e JHONATAN LIMA DOS ANJOS, vulgo "EQUILÍBRIO" ou "COROA", todos filiados à organização criminosa PCC e possuindo vasta atuação na atividade criminosa.

Com os investigados foi possível localizar entorpecentes, duas armas de fogo, sendo um revólver de calibre .38 e uma pistola de calibre .40, sendo esta última de uso restrito e encontrando-se com sua numeração parcialmente suprimida, a arma foi subtraída de um policial militar em 12/08/2018 durante uma tentativa de latrocinio.

Por fim, foi apreendida uma embarcação utilizada pela organização criminosa para deslocamento através do Rio Tocantins, para fins de transporte de droga, além da prática de assaltos e homicídios.

Destaque-se que há muito tempo encontrava-se em andamento nas Delegacias de Homicídio e de Repressão ao Narcotráfico,  investigação direcionada para o aludido grupo criminoso, haja vista a violência desencadeada naquela região, sempre com requintes de crueldade e ocultação de cadáveres e a intensa movimentação do tráfico de entorpecentes.

Observe-se que apesar dos esforços não foi possível a localização de EZAQUIEL, lider do tráfico naquela região e mandante de dezenas de homicídios, com vasta atuação no mundo do crime, sendo este considerado foragido. Os demais indicados encontram-se presos, à disposição da justiça, na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz/MA.







Duarte Júnior: Trabalho e Organização

A campanha de Duarte Júnior vem se destacando por sem uma das mais organizadas no Maranhão. O que inclusive vem gerando uma enorme 'ciumeira' dos postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa.



Mas Duarte Júnior parece não está preocupado com comentários contrários, por muitas vezes ofensivos. Foi assim também, quando esteve a frente do Viva e Procon Maranhão, e ele tirou de letra. Mostraremos abaixo!

A campanha de Duarte vem ganhando força em todo o estado, são vários adeptos que assim como o candidato, lutam por um país mais justo. Tem comparecido a todas as plenárias realizadas pelo governador Flávio Dino, e candidato a reeleição. Duarte Júnior é um dos candidatos a deputado estadual mais assediado durante os encontros. O que só vem confirmar a força do jovem político.



Querendo ou não, nas caminhadas pela capital São Luís ou no interior do estado, Duarte Júnior vem recebendo o apoio dos eleitores maranhenses, ou mesmo daqueles mais novos, que ainda não votam, mas são contagiados pelo carisma do candidato.




Duarte Júnior sempre foi adepto a política do diálogo, do corpo a corpo, a frente do Viva e Procon, não era de ficar em gabinete, gostava de acompanhar as ações desenvolvidas pelo Procon em defesa do consumidor, e fazer visitas as sedes do Viva espalhadas por todas as regiões do Maranhão, para verificar como estava o andamento dos trabalhos. Aliás, nessas idas aos Vivas, que saltou de 5 para 50 em todo o estado durante a gestão de Duarte, o ex-presidente sempre ouviu palavras de carinho e agradecimento das pessoas, que por muitos anos lutavam em filas para tirar uma carteira de identidade ou CPF, por exemplo.

"Temos uma campanha de respeito as pessoas que acompanham o nosso projeto político e aquelas que desejam fazer parte. Aqui não há espaço para brigas, desavenças, há sim um enorme desejo de trabalhar e servir a população maranhense, e tornarmos o Maranhão e o país inteiro ambientes cada vez mais justos e melhores para a sociedade. Os eleitores reconhecem o grandioso trabalho que desenvolvemos em prol do Maranhão e que existe muito a fazer ainda. Vivemos um novo momento aqui no Maranhão, diferente de outros estados, temos acompanhado o desenvolvimento em vários setores e devemos seguir em frente, trabalhando e respeitando os maranhenses, proporcionando uma vida melhor a todos", ressaltou Duarte Júnior.