quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PREPARE O BOLSO! Energia elétrica vai ficar mais cara no Maranhão a partir do dia 28

O reajuste na tarifa foi autorizado pela Aneel

Foto Reprodução

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (21/8), durante reunião pública, o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A concessionária atende 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios do Maranhão. Para os consumidores residenciais e comerciais atendidos em baixa tensão o reajuste médio será de 16,77%. Já para os consumidores industriais o reajuste será de 17,86%. O reajuste medio será de 16,94%.

O reajuste entrará em vigor a partir da próxima terça-feira, 28 de agosto.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 10,53 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste de 16,94%. Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.

Nos últimos 10 anos, as tarifas residenciais da Cemar têm registrado variação menor do que a inflação calculada pelo IGP-M e pelo IPCA no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário