sábado, 29 de setembro de 2018

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Maranhão para este sábado (29)




FLÁVIO DINO (PCdoB)
9:00 - CARREATA AÇAILÂNDIA
15:00 - CARREATA PIRAPEMAS
16:00 - CARREATA CANTANHEDE
17:30 - ENCONTRO MIRANDA DO NORTE
19:00 - CAMINHADA MATÕES DO NORTE
20:00 - COMÍCIO BACABAL

ROSEANA SARNEY (MDB)
8:30 - CAXIAS
10:30 - PRESIDENTE DUTRA
13:00 - TIMBIRAS 
16:30 - CODÓ

ODÍVIO NETO (PSOL)
15:00 - PARTICIPAÇÃO DE ATO PÚBLICO DAS MULHERES NA PRAÇA MARIA ARAGÃO

RAMON ZAPATA (PSTU)
8:00 - PANFLETAGEM NAS RUAS E NA FEIRA DA VILA PALMEIRA
15:00 - PARTICIPAÇÃO DE ATO PÚBLICO DAS MULHERES NA PRAÇA MARIA ARAGÃO

MAURA JORGE (PSL)
16:00 - CARREATA TIMON

ROBERTO ROCHA (PSDB)
NÃO TEVE A AGENDA DE CAMPANHA DIVULGADA

Senarc recaptura foragido do sistema penitenciário



Dando continuidade às ações de repressão ao narcotráfico, a POLÍCIA CIVIL, por meio da SENARC, unidade Timon, com o apoio operacional da Delegacia Regional de Homicídios, efetuou na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 06:30hs, a prisão e recaptura de Wesley Bruno da Silva Oliveira Mendes, o "Tampinha".

O preso estava foragido do Sistema Penitenciário do Maranhão, desde o dia 15.08.2017. "Tampinha" cumpria pena de 14 (quatorze) anos de reclusão pelo crime de roubo em condenações impostas pelas comarcas de Buriti/MA e Coelho Neto/MA. 

A operação desencadeada teve como objetivo cumprir Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal, visando ainda encontrar drogas ilícitas e armas de fogo.

Wesley "Tampinha" foi localizado e preso no conjunto Habitacional Lourival Almeida. 

Vale dizer ainda que durante a operação foram apreendidos notebooks, retroprojetores, televisores, máquina fotográfica, além de anotações referentes ao tráfico de drogas.  

O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Regional de Timon, onde  continuará  cumprindo pena.

Jonas Magno candidato a deputado estadual sofre acidente aéreo na Grande Ilha




O candidato a deputado estadual Jonas Magno (PDT), sofreu um acidente aéreo na noite desta sexta-feira (28), após decolagem da cidade de Barreirinhas, a 252 quilômetros da capital. Ele cumpria agenda nas cidades de Barreirinhas e Tutóia, na região dos Lençois Maranhenses. Antes do incidente, o pouso estava previsto para acontecer no aeroporto de Paço do Lumiar.
De acordo com a coordenação de campanha do candidato, o monomotor teria decolado às 17h na cidade que fica no norte maranhense e, durante o voo, o piloto teria perdido o GPS. Sem visibilidade, conseguiu pousar somente no Clube de Aviação Ultraleve Clube (CAVU), no município de Raposa, já na Região Metropolitana de São Luís.
Com o impacto, a aeronave perdeu uma das rodas e parte da asa. Estavam no monomotor o candidato Jonas Magno, o assessor Edison Miranda e o piloto, que não teve o nome divulgado. Jonas está internado no UDI Hospital, onde já realizou tomografia e outros exames já que sente dores abdominais e no braço. Ainda não há previsão de alta médica. Veja mais fotos e o vídeo logo após o acidente:



Justiça determina retirada de tornozeleira eletrônica do delegado Tiago Bardal


A 3ª Vara Criminal de São Luís determinou a retirada da tornozeleira eletrônica do delegado Tiago Mattos Bardal, que é acusado de participar de esquema de contrabando de carga de cigarros e de mercadorias. O despacho foi encaminhado à Supervisão de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) nesta quinta-feira (27).
O fundamento do advogado de Bardal, José Berilo de Freitas Leite Filho, é que ele vem desde o dia 24 de maio deste ano cumprindo todos os termos da liberdade provisória impostos pelo juízo, bem como já faz uso do mecanismo de monitoramento há mais de cem dias. Esse prazo máximo foi estipulado conforme Portaria Conjunta do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão.
O representante do Ministério Público, por sua vez, requereu a manutenção da medida cautelar de monitoramento eletrônico, a fim de resguardar a instrução processual e a própria aplicação da lei penal. O acusado foi beneficiado com a concessão de Liberdade Provisória, mediante o uso de tornozeleira, em maio deste ano.
O documento foi assinado pelo juiz da 3ª Vara Criminal de São Luís, José Gonçalo de Sousa Filho. A audiência de instrução e julgamento de Tiago Bardal acontece dia 19 de outubro deste ano, às 8h10.
FONTE: ma10.com.br

Araioses mostra que está junto com Flávio Dino para a vitória no 1º turno


O governador Flávio Dino encerrou as atividades de campanha desta quinta-feira (27) em Araioses, uma cidade que passou décadas esquecida, mas que começou a receber a devida atenção do Estado a partir de 2015.
Araioses é uma das 30 cidades do Plano Mais IDH, que desde 2015 vem melhorando a qualidade de vida nos municípios mais carentes do Estado.
Francisco Pereira Gomes, morador da ilha da Barreira, tem 71 anos e participou do Mutirão de Cirurgias de Catarata feito pelo Governo do Estado. Ele parou de enxergar aos 68 anos. “Eu entrei cego e saí enxergando. Quando o governador diz na TV que cuida das pessoas, eu dizia que ia cumprimentar ele quando viesse para Araioses. E estou muito satisfeito”, contou.

Presença do Governo
“Aqui em Araioses, nós estamos sendo prestigiados pelas ações de Flávio Dino neste momento muito delicado e que precisa muito da presença firme do Governo do Estado. E isso está acontecendo de forma como nunca tinha acontecido antes”, disse a ex-prefeita Luciana Trinta.
Entre os investimentos e obras entregues por Flávio em Araioses, estão Escola Digna, uniformes, Bolsa Escola, ambulância, médicos da Fesma, verba para saúde, Arca das Letras, ônibus escolar, IEMA vocacional, abastecimento de água, Mais Asfalto, sementes, kits de irrigação, Mais Renda, internet gratuita da Maranet e kits esportivos.
Flávio Dino lembrou que, nas gestões passadas, havia perseguição política. E agora todos os municípios são tratados igualmente, independentemente das posições políticas. “Me relaciono com o prefeito, os vereadores, todo mundo. Porque o povo precisa da presença do Governo aqui.”
“Tudo com o que me comprometi aqui em Araioses estamos fazendo. Posso afirmar que a verdade anda de mãos dadas comigo”, acrescentou o governador.

Sá Marques e o 3144 que se espalha pelo Maranhão

Foi uma semana de muitas atividades para o candidato a deputado federal Sá Marques (PHS). Mais uma vez o professor e policial civil aproveitou a semana para reforçar o nome para ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Na capital São Luís, na Grande Ilha, e também, em municípios no interior do estado.







Durante a semana de segunda a quarta, Sá Marques esteve visitando cidades no interior do Maranhão, passou por municípios mais próximos a capital, como Rosário, Icatu, Axixá e Morros, e também, fez uma visita a região da Baixada Maranhense. Nesta importante região do Maranhão, o candidato passou por diversas cidades, entre elas Pinheiro, São Bento, entre outras. Sá Marques como sempre, priorizou o corpo a corpo, o olho no olho, por entender que assim é que se faz política, dialogando com a população.








Na Grande Ilha de São Luís, Sá Marques também teve uma agenda cheia, tem caminhado por vários bairros na Região Metropolitana, nesta semana o candidato a deputado federal percorreu ruas e avenidas de vários bairros, entre eles, Parque Vitória.











Ainda neste final de semana, Sá Marques faz campanha no Vinhais, Vila Embratel e outros bairros da área Itaqui-Bacanga, João Paulo e bairros adjacentes, Trizidela da Maioba, Centro, Cidade Operária.



Por onde anda, Sá Marques tem recebido o apoio das pessoas, a certeza do voto dos eleitores, palavras de carinho e esperança, da confiança em dias melhores. "Sá Marques faz parte da nova política, eu confio nele, por isso voto 3144", comentam as pessoas por onde passa a CARAVANA DO 3144!







"A eleição se aproxima, foram dias de extrema alegria, olhar nos olhos de cada maranhense e saber que eles confiam nas nossas palavras, nas nossas propostas. Saber que eles acreditam que é possível fazer uma nova política, sem troca de favores, e sim, atuar, trabalhar pelo bem coletivo. Não quero trabalhar para A ou B, para X ou Y, vou trabalhar pelo Maranhão, pelo meu estado e pelos meus irmãos maranhenses. Acredito no povo da minha terra e na Câmara Federal não medirei esforços para trazer prosperidade e desenvolvimento para o estado mais forte e belo da Federação que é o meu querido Maranhão. Vamos juntos, vem para o 3144, faça parte desta corrente do bem", destacou Sá Marques, que aparece muito bem posicionado em pesquisas que vem sendo realizadas internamente, para ser um dos 18 deputados federais eleitos no Maranhão.



Por falta de provas, Justiça inocenta PM suspeito de ter assassinado duas pessoas em Imperatriz

O policial militar Breno Duarte Bezerra foi absolvido pela Justiça da acusação de duplo homicídio. O crime foi praticado no dia 7 de junho de 2016, na BR-010, próximo ao aeroporto de Imperatriz.

As vítimas foram Luís Fernando Farias Frazão e Ruan Borges Barbosa assassinadas a tiros. Breno teria sido auxiliado por uma segunda pessoa, que não foi identificada.

De acordo com informações do TJ-MA, a sentença de impronúncia, proferida pelo juiz titular da 3ª vara criminal de Imperatriz, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, se deu por falta de provas.

É que no entendimento do magistrado não há nos autos elementos objetivos suficientes para determinar a pronúncia do acusado. Dessa forma, Breno Duarte Bezerra foi inocentado.



MPF: Ex-prefeita de Paço do Lumiar Bia Venâncio é condenada por ato de improbidade administrativa

Bia Venâncio não prestou contas de mais de R$ 1.864.000,00 repassados ao município na sua gestão



O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão conseguiu na Justiça a condenação da ex-prefeita de Paço do Lumiar, Glorismar Rosa Venâncio, conhecida como Bia Venâncio, por conta da omissão na prestação de contas de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o MPF, em 2011, o município recebeu R$ 1.043.130,37 e em 2012, R$ 821.053,45, por meio do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), no entanto, não houve a prestação de contas. De acordo com o art. 1º, inciso VII, do Decreto-Lei nº 201/67, “deixar de prestar contas, no devido tempo, ao órgão competente, da aplicação de recursos, empréstimos subvenções ou auxílios internos ou externos, recebidos a qualquer título” é crime de responsabilidade do gestor, sujeito, portanto, ao julgamento do Poder Judiciário.


A partir disso, a Justiça Federal determinou a suspensão dos direitos políticos de Bia Venâncio por trêsanos e ainda o proibiu de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, mesmo que por intermédio de pessoa jurídica que seja sócio majoritário, por três anos. Além disso, deverá ressarcir os cofres do FNDE a importância de R$ 1.864.183,82 e realizar o pagamento de multa civil correspondente ao valor desses recursos. 

Weverton intensifica campanha no interior do estado para consolidar apoios



Faltando menos de dez dias para as eleições, o candidato ao Senado pelo PDT, Weverton, intensifica campanha pelos municípios maranhenses. Contando com o apoio de mais de 182 prefeitos, o candidato segue visitando as cidades, fazendo a prestação de conta de seu mandato como deputado federal, levando suas propostas para o Senado. “Eu tenho certeza que esse carinho e reconhecimento que estamos recebendo nas ruas é a confirmação de que nossa chapa já é vencedora”, afirmou Weverton. Na quarta-feira (26), o candidato esteve em Balsas, no sul do Maranhão, onde o prefeito Erik Costa apresentou Weverton a aliados e amigos. O grupo seguiu em caminhada pelas principais ruas da cidade.


Na quinta (27), Weverton seguiu na comitiva do governador Flávio Dino, formada ainda por vários candidatos a deputado estadual e federal do grupo para várias cidades do Leste Maranhense. A primeira parada foi na cidade de Tutoia, onde o prefeito Romildo Soares lembrou o empenho do candidato do PDT em ajudar os municípios. “Nossa cidade recebeu uma patrulha agrícola por meio de uma emenda de Weverton e ele já provou na Câmara que é trabalhador e merece nosso voto de confiança para o Senado”, frisou o gestor.


Na cidade de Água Doce do Maranhão, a comitiva foi recebida pela prefeita Thalita Dias, que reafirmou seu apoio à chapa liderada pelo governador Flávio Dino e seus candidatos ao Senado. “Conheço o trabalho de Weverton e por isso estamos nessa luta para que ele chegue a Brasília e ajudar o Maranhão”, declarou Thalita, que agradeceu o kit que o Conselho Tutelar da cidade recebeu do deputado federal em julho deste ano.


Ainda na região dos Lençóis Maranhenses, a comitiva parou em Paulino Neves, outra cidade que recebeu várias emendas individuais de Weverton, como o kit para o Conselho Tutelar e recursos para a construção de um campo de futebol e para a saúde.


O grupo esteve ainda na cidade de Magalhães de Almeida e São Bernardo, no Baixo Parnaíba. “Já estive em São Bernardo antes e a cidade, mesmo com o prefeito sendo de grupo adversário, destinei emenda para a aquisição de uma patrulha agrícola para os trabalhadores rurais do município, porque entendo que devemos ajudar o povo e é o que faço”, declarou Weverton.


O último compromisso da comitiva foi na cidade de Araioses, onde foram recepcionados com um grande comício liderado pela ex-prefeita Luciana Trinta, que lembrou à multidão presente da importância do grupo eleger deputados e senadores fortes e alinhados com o governo do Estado. “Antes, no Maranhão, os senadores eram eleitos quase que por indicação e por isso o povo pouco sabe qual é a verdadeira função de um senador, mas agora, com Weverton, o povo vai saber qual é o verdadeiro papel dos senadores nesse país e tenho certeza que Weverton vai provar com muito trabalho pelo Maranhão”, finalizou Luciana.