quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Audiência pública confirma integridade da urna eletrônica

Foto Reprodução

Nesta quarta-feira (24/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou audiência pública para esclarecer sobre a segurança do processo eleitoral e a confiabilidade da urna eletrônica, abrindo para perguntas dos presentes ao evento.


O desembargador Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA, explicou que "as audiências públicas servem para mostrar aos eleitores a segurança, a integridade e a confiança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro que, como todos estão cientes, a Justiça Eleitoral vem sofrendo ataques infundados que tentam suscitar dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral, principalmente com notícias falsas, que, de pronto, estão sendo apuradas. Também estamos demonstrando que as urnas são invioláveis e que, assim como no 1º turno, irão representar no 2º turno a verdadeira, livre e soberana vontade do eleitor". 

Já o desembargador Tyrone Silva, vice-presidente e corregedor, aproveitou para informar que a logística para o 2º turno será a mesma adotada no 1º, uma vez que não apresentou incidentes, esclarecendo apenas que a força federal atuará em 45 municípios e não mais em 72.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gualter Gonçalves Lopes Júnior, discorreu acerca de intercorrências que aconteceram no dia da eleição e que atrasaram a apuração e totalização dos votos no Maranhão, assim como elucidou alguns casos referentes a problemas nas urnas eletrônicas. “Pela primeira vez não houve renovação de estoque das urnas eletrônicas na Justiça Eleitoral e trabalhamos com urnas com mais ou menos 12 anos de utilização”.

O membro da Corte e ouvidor eleitoral Eduardo Moreira destacou o papel da ouvidoria neste processo, relatando a atuação da unidade no 1º turno que, em virtude do rezoneamento e extinção de 6 zonas eleitoras no estado, 3 só na capital, o eleitor teve muita dificuldade para localizar sua seção eleitoral e por isso a demanda de chamadas foi muito grande. Por este motivo, a Ouvidoria está ampliando o número de linhas do 0800 098 5000 para melhor atender o eleitor. 

Participaram da audiência os membros da Corte Wellington Cláudio Pinho de Castro, Itaércio Paulino, Júlio Praseres, Eduardo Moreira, Gustavo Vilas Boas, Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, o procurador eleitoral substituto Juracy Guimarães, o diretor geral Flávio Costa, membros do Comitê de Segurança Institucional, imprensa, partidos políticos e servidores da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário