quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Governo entrega serviço inédito de reabilitação visual no CER Olho d’Água


O Governo do Maranhão entregou, nesta quarta-feira (24), o serviço inédito de Reabilitação Visual, instalado no Centro de Reabilitação do Olho d’Água, em São Luís. Crianças, adultos e idosos com problemas visuais, como cegueira ou baixa visão, serão assistidos na unidade.


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o início do atendimento do novo serviço de Reabilitação Visual. O serviço conta com a realização de diagnósticos clínicos, avaliação funcional da visão, avaliação de orientação e mobilidade. Na ocasião, o gestor estadual destacou que o serviço vai permitir que as pessoas passem a enxergar não só com os olhos, mas como todo o corpo, voltando novamente ao convívio social.


“Com esse serviço a gente passa a reabilitar as pessoas para permitir que elas enxerguem o mundo de outra forma, já que elas estão impossibilitadas de enxergar ou por problemas de saúde ou por causa acidentes que levaram à perda da visão. A pessoa será retreinada para poder conseguir conviver novamente em sociedade, assim como a reaprender a viver com o uso dos demais sentidos”, afirmou.


Com baixa visão, a pequena Júlia, de 5 anos, foi diagnosticada com glaucoma congênito. Para Katiuscia Silva, de 36 anos, mãe da criança, o serviço chega para dar suporte às centenas de famílias que passam pela mesma situação. “Eu acredito que vai melhorar o estilo de vida dela futuramente. Com a criança sendo orientada e estimulada, ela vai conseguir desenvolver os sentidos necessários para viver e viver bem. Esse serviço ajuda muito o convívio familiar e é uma benção na vida de muitas outras famílias também”, destacou.


O atendimento do serviço de Reabilitação Visual conta com equipe formada por médico oftalmologista e terapeuta ocupacional, com experiência e formação na área de reabilitação visual. O serviço funciona de segunda à quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

A família do paciente participa de todo o processo, sendo atendida, pelo terapeuta ocupacional especializado, para que sejam feitas as devidas adaptações no ambiente doméstico e na realização das atividades de vida diária. Assim como o treinamento para uso do auxílio óptico.


Durante as avaliações, são identificadas situações, onde se faz necessário a intervenção psicológica, em função do ‘luto’ causado pelo comprometimento visual, o paciente é encaminhado ao atendimento psicológico. Assim como, para intervenção do psicopedagogo, em relação a problemas de aprendizagem.

São elegíveis para o atendimento, pessoas cegas ou com baixa visão, ou ainda, com problemas visuais, que possam levar à perda da visão e, assim, comprometer a realização de suas atividades de vida diária, tais como: glaucoma, com perda de visão central ou periférica; estrabismos; retinopatia diabética; degeneração macular; acometimento da córnea, dentre outros.

Com a chegada desse novo serviço, a unidade se torna um CER tipo III. “O serviço chega para dar suporte às pessoas com algum tipo de problema visual e que necessitam de reabilitação. Além do pioneirismo, contamos também com uma equipe formada por médico oftalmologista e terapeuta ocupacional, com experiência e formação na área de reabilitação visual que dão todo o suporte necessário e condições para essas pessoas viverem melhor”, explicou a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Furtada.


CER Olho d’Água
O CER Olho d’Água oferece atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, educação física, terapia ocupacional, assistência social, psicopedagogia, hidroginástica, fonoaudiologia, dança, academia, acupuntura, pilates, nutrição, neuropediatria, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário