segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

MONTANDO A ÁRVORE, por Carlos Lula


A tradição da árvore de Natal não é brasileira, mas adotamos o costume e o adaptamos à nossa realidade. Talvez não saíamos de casa para escolher qual pinheiro servirá para enfeitar nossa sala e isso pouca importa. Interessa mesmo é ter uma árvore ou qualquer outra planta e nela apostar todos os seus adereços. Um símbolo.

Pisca-pisca, esferas verdes ou vermelhas ou douradas, fitas, uma estrela no topo, quem sabe? No Brasil, uma árvore de Natal é aquilo que poderemos enfeitar, ainda que seja só para colocar as luzinhas.

Agora imaginemos nosso Maranhão como uma imensa árvore de Natal. Infelizmente, ela praticamente não tinha adereços. E uma árvore de Natal sem adereços nada mais é que uma simples árvore.

Ao longo dos últimos anos, tentamos arrumar nossa árvore de outro jeito. Na área da saúde, acrescentamos hospitais, serviços especializados, ampliamos o atendimento. É possível dizer, sem falsa modéstia, que enchemos de adereços nosso estado.

Só para lembrar, em 2018, inauguramos o SORRIR, a unidade de oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias, a UTI Cardiológica Pediátrica, 21 novos leitos de pediatria na Vila Luizão, o Hospital Regional de Chapadinha e a Maternidade Humberto Coutinho, na cidade de Colinas. Além disso, aumentamos as alas de nefrologia com a abertura de novos serviços em Chapadinha, Pinheiro e na Vila Luizão (São Luís).

Sem esquecer das ambulâncias entregues aos municípios, do concurso e posse dos aprovados para cargos da saúde, do serviço ambulatorial para crianças com epilepsia na Casa de Apoio Ninar. E, ainda, as cadeiras anfíbias para reabilitação de pessoas com deficiência motora, serviço de reabilitação visual e atendimento semi-intensivo para pessoas com transtorno do espectro autismo - todos no Centro de Especialidades Médicas do Olho d’Água.

A nossa árvore recebeu mais enfeites com o projeto Saúde em Libras, que capacitou mais de 130 profissionais para atendimento da pessoa surda em unidades de saúde da capital. Também, nos tornamos um dos poucos estados a ultrapassar os 95% da campanha de vacinação contra pólio e sarampo, dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Este ano, o Maranhão recebeu reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão da implementação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Além disso, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde também reconheceram como exitosa a Planificação da Atenção à Saúde na Regional de Caxias, que é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde junto aos municípios. São vários os resultados, mas sobretudo, a redução da mortalidade materna-infantil é motivo de grande alegria.

Uma simples árvore não serve para festas, mas a nossa já está cheia de adereços e enfeites. O Maranhão tem chamado atenção de outros estados e países. Embora nem tudo seja festa, nosso maior desafio é que, na saúde pública estadual, aqueles que precisam do serviço reconheçam tantos avanços e se alegrem conosco.

Pouco a pouco vamos fazendo no nosso Maranhão uma bela árvore de Natal. Celebremos nossas conquistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário