segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Em pronunciamento em 2018 Sá Marques chamou a atenção para riscos de reservatórios de rejeitos da Alumar


Na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Prof° Sá Marques preside a Comissão de Segurança e é membro das Comissões de  Educação e Diretos Humanos. O parlamentar chamou a atenção para o risco da existência temerária dos reservatórios de rejeitos da Alumar. O pronunciamento foi feito ainda no ano passado, em 2018.

Sá Marques fez uma advertência em relação a problemática. Na oportunidade do pronunciamento na Câmara, o vereador ressaltou que a fábrica  da Alumar encontrava-se quase que parada a anos, do risco de contaminação do meio ambiente, principalmente dos lençóis freáticos, por conta da situação instalada no local. Neste ponto o parlamentar se mostrou bastante preocupado e alertou que isso poderia inclusive interferir negativamente no abastecimento de água potável da ilha.

O vereador também chamou a atenção para o risco em que se encontravam os operários que ainda trabalhavam na área industrial, bem como, a população que circula na área nas proximidades da fábrica da Alumar. 

"A toxidade dos rejeitos da Alumar, em comparação aos rejeitos da Vale, por exemplo, é infinitamente superior, já que na linha de produção da Alumar se utiliza o NaOH (Hidróxido de Sódio), popularmente chamado de soda cáustica. Então há o perigo por ser uma substância altamente abrasiva e tóxica", reforçou na ocasião o vereador Sá Marques, lembrando sobre o risco de contaminação dos lençóis freáticos por substâncias nocivas a população.

Sá Marques comunicou que ainda nesta segunda-feira (28), estará oficiando as secretarias de meio ambiente do município e estado, bem como a delegacia do meio ambiente, promotoria do meio ambiente e conselho regional de Química para que seja criada junto com a Câmara Municipal de São Luís, uma comissão para visitar as instalações da Alumar, especialmente a antiga produção de anôdos, e também os tanques de rejeito e outros tanques que venham armazenar hidróxido de sódio, como são os casos do CP1 e CP2.

O vereador Sá Marques fala com conhecimento de causa. O parlamentar já trabalhou na Alumar e é profundo conhecedor da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário