quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EMAP recebe 40 novos funcionários aprovados em concurso público


Um grupo de 40 novos colaboradores ingressou nesta semana na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, todos aprovados no concurso público realizado em junho de 2018. Do total de aprovados, 69% são maranhenses, 10% do Piauí; Bahia, Ceará e Minas Gerais 5% cada. O restante dos aprovados veio de Tocantins, Goiás e Paraná, cada estado com 2%. Um novo concurso, para o provimento de outras 94 vagas, será realizado ainda neste ano.

A primeira semana de atividades dos novos funcionários foi destinada à integração. O grupo participou de uma série de atividades coordenadas pela equipe de RH da EMAP, que contou com apresentações do planejamento estratégico políticas e procedimentos da empresa. Também foram dadas orientações sobre saúde e segurança do trabalho e sobre as operações do Porto do Itaqui, constatando sua importância para o Maranhão e região Centro Norte do país.

A realização do certame atende a Constituição Federal, que determina em seu artigo 37/inciso 2 que cargos e empregos públicos devem ser ocupados mediante prévia aprovação em concurso público, e ao Acordo Judicial firmado entre a EMAP e o Ministério Público que determinou a necessidade de realização de concurso para a substituição dos empregados de carreira técnica contratados na empresa, preceito legal ignorado por gestões anteriores.


A EMAP traçou ações iniciadas com a elaboração de um plano de cargos e salários. Em 2017 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei nº 256/2017, que dispôs sobre a criação de 135 cargos na EMAP, a serem preenchidos mediante concurso público.

Ao todo são 17 vagas para o cargo de Especialista Portuário, 6 vagas para o cargo de Analista Portuário III, 66 vagas para o cargo de Analista Portuário II, 17 vagas para o cargo de Analista Portuário I, 2 vagas para o cargo de Técnico Portuário e 27 vagas para o cargo de Assistente Portuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário