quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Governo do Estado e sociedade civil definem estratégias para saúde pública do Maranhão


Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério Público, Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed) e Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (23), para discutir estratégias para a rede de saúde pública do estado.

Durante a audiência, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, apresentou diagnóstico técnico de custo e funcionamento da rede estadual. “Pela primeira vez, o Governo do Estado e entidades da sociedade civil trabalham juntos na construção de um plano para uma saúde ainda mais resolutiva e eficiente – principalmente no uso dos recursos do SUS -, tudo isso mediado pelo Poder Judiciário, via Vara de Interesses Difusos”, disse.


O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, presidiu a sessão e se mostrou otimista com os resultados alcançados até o momento. “Em cada audiência resolvemos uma coisa. Uma parte do problema foi resolvido com o pagamento dos salários atrasados dos médicos. Hoje, a SES apresentou um diagnóstico da rede, detalhando os gastos de cada hospital estadual em todo o Maranhão e eu propus a ideia de ter peritos nomeados pelo juiz para dar um passo a mais na racionalização da rede de saúde”, afirmou.

Segundo a proposta, os peritos devem apresentar um plano de racionalização da rede estadual de saúde no prazo máximo de 60 dias. O objetivo é evitar as distorções existentes em algumas regiões do Maranhão. Isto porque, no relatório apresentado pelo secretário Carlos Lula, até 2014, houve a construção de rede de unidades estaduais que rivalizava com estruturas municipais de serviços, em desacordo com as recomendações do Ministério da Saúde, que começaram a serem reparadas pelo atual Governo, nos últimos quatro anos.

“Até agora o saldo está sendo proveitoso, as explicações estão sendo dadas, a SES está sendo transparente mostrando os dados solicitados e se iniciou esse trabalho de fazer a reestruturação da rede com mudanças de perfis, no sentido de tornar essas unidades mais efetivas com um custo menor”, informou o presidente do Sindmed, Adolfo Paraíso.

Também, estiveram presentes na reunião o presidente do CRM-MA, Abdon Murad; o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco; e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Rodrigo Lopes. Um novo encontro será marcado para apresentação de proposta dos peritos nomeados pelo juiz Douglas Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário