quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Governo e sociedade civil discutem criação da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e movimentos sociais iniciaram, na segunda-feira (29), as discussões para a criação da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que integrará a estrutura da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES. O setor ficará responsável, dentre outras coisas, por articular e acompanhar a política de saúde da pessoa com deficiência, observados os princípios e diretrizes do SUS.

“A criação da coordenação era uma intenção nossa antiga, mas também é uma resposta às reivindicações e ao diálogo construído com as entidades ligadas a este público. A ideia é construir de forma coletiva iniciativas de atenção à saúde da pessoa com deficiência”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Dylson Bessa, coordenador do Fórum Maranhense das Entidades das Pessoas com Deficiência e Patologias, disse que a reunião foi uma primeira etapa do diálogo e que os avanços reais virão quando a coordenação for instalada e começar a atuar. “Agora partimos para construir de forma prática a identificação das fragilidades, para que se garanta a qualidade no atendimento a pessoa com deficiência”.

Na reunião, também se iniciaram as discussões sobre as linhas e protocolos especiais para prevenção e cuidados das úlceras por pressão, popularmente conhecidas por escaras, assim como a capacitação de recursos humanos para atendimento desse público.

Também participaram da reunião o deputado estadual Duarte Jr, e representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão; do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi); do Conselho Municipal de Saúde de São Luís; e da Associação de Cadeirantes da Cidade Operária (Acaco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário