quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SES propõe criação da Comissão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai criar uma Comissão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. A proposição foi apresentada em reunião com a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa com Deficiência e entidades da sociedade civil, em especial aquelas ligadas a pessoas com mobilidade reduzida. O encontro foi realizado na sede Promotorias de Justiça da Capital, nesta quinta-feira (24).

No primeiro momento, o foco da comissão será a discussão de linhas e protocolos especiais para prevenção e cuidados das úlceras por pressão, popularmente conhecidas por escaras. “Temos avançado neste Governo nos cuidados à pessoa com deficiência, podemos fazer mais e de forma mais resolutiva com o diálogo com as entidades e com os pacientes. A comissão é uma iniciativa para manter o diálogo aberto e as ações acontecendo”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

Mediando as discussões, a promotora Theresa Maria Muniz Ribeiro de La Iglesia ficou satisfeita com o resultado da reunião. “Foi importante porque conseguimos reunir os dois secretários do Estado e do Município aqui. Judicializar as demandas é mais penoso e demorado para o paciente, por isso sempre buscamos o diálogo”, comentou a promotora, que entregou uma recomendação para que em 15 dias sejam dados encaminhamentos para a questão.

Uma nova rodada de diálogo ficou agendada para o dia 28, na sede da SES, com a participação das entidades para a instalação da comissão. Participaram, também, da reunião o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, e o deputado estadual Wellington do Curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário