domingo, 24 de fevereiro de 2019

APELO, por Carlos Lula


Homens, estamos morrendo rápido demais. Permitam-me iniciar este artigo dando um susto para o nosso próprio bem ou, talvez, para nossa salvação. Como podemos amar tanto a vida e, incoerentemente, abdicar de todas as escolhas responsáveis para viver ao máximo nela?

Talvez seja isso. A expressão “viver ao máximo” pode não estar sendo bem interpretada. Há quem pense que a instrução seria assumir todos os riscos e carpe diem – viver o dia. Ame ao máximo, beba ao máximo, dirija sua moto sem capacete, não se preocupe com as consequências de suas escolhas. A vida é muito curta.

Queria saber como se distorceu tanto a expressão. Isso eu digo com preocupação. É constatado. São os homens os que mais lotam as casas de reabilitação, os leitos de doenças terminais. Somos desleixados com a única coisa que nos pertence – a vida.

E durante o carnaval, com nosso espírito libertino ainda mais livre, conseguimos ser ainda mais irresponsáveis. É um período de grande risco para a proliferação do vírus HIV.

A Aids ainda não tem cura. Não tem cura! Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde apontam que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens, principalmente na faixa etária de 15 a 39 anos.

Homens, estamos em nossa razão? Ou loucos para morrer? Entendam que os homens acima dos 40 anos também aparecem na relação dos infectados. 

Há quem pense que a doença é restrita aos inseridos na comunidade LGBTQI. Não! A doença é suscetível aos que fazem sexo sem proteção. Talvez você tenha um parceiro/parceira a vida inteira, mas – acredite – alguém pode não ser totalmente fiel. Casos da vida. Casos de família. 

A melhor maneira de prevenir qualquer Infecção Sexualmente Transmissível, como HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, é usando preservativo. Esse material protege a sua vida e de outras pessoas. Negue sexo sem proteção.

E mais. Faça o teste rápido em qualquer unidade básica de saúde e no Hospital Presidente Vargas, unidade referência. Em vinte minutos o resultado sai. É só uma espetada no dedo. Se você descobrir o vírus, inicie agora o tratamento. Caso o diagnóstico seja negativo, mantenha o uso do preservativo.

Talvez o medo de se descobrir doente seja maior do que prevenir a doença. No entanto, como bem explicou o professor John Keating, em Sociedade dos Poetas Mortos, um filme clássico, “Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária.” Este é o mais brilhante significado para a expressão “viver ao máximo”. Não significa se jogar no precipício. Nunca significou flertar com a morte. 

O carnaval passa rápido, a Aids nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário