quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Escola Digna bate recorde e entrega 5 prédios em um dia


Há 22 anos lecionando em uma escola de taipa, que ele mesmo construiu, o professor Sílvio Araújo viu, nesta terça-feira (26), um sonho antigo se tornar realidade, com a entrega da nova Escola Municipal de Educação Básica São Jorge, povoado Canto Bom, uma das sete escolas dignas entregues pelo Governo do Estado no município de Fernando Falcão, como parte do Plano Mais IDH, criado para combater a pobreza e as desigualdades nos municípios de baixos indicadores sociais.

“Pensava ser impossível chegar uma escola dessas aqui no nosso lugar. Porque eu mesmo e meus irmãos que pegamos a madeira e as palhas e fizemos a escolinha. Eu mostrava os mapas nos livros, porque não tinha parede para colocar, era difícil. Agora é tudo diferente, o local é adequado para dar aula, tem banheiros, a cozinha, a gente se sente bem em trabalhar aqui”, revelou o professor.

Representando o governador Flávio Dino na entrega das escolas, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatizou que o Governo do Maranhão bateu o recorde ao entregar cinco escolas em um só dia. “Todas as pessoas merecem uma escola digna. E esse é objetivo do programa, chegar a quem mais precisa. Além de escolas, o Programa Escola Digna também traz a água, com rede de abastecimento para a comunidade, melhorando a vida de todos”, disse o secretário.

No povoado São Pedro, a escola digna representou para a comunidade a renovação da esperança. “A gente achava que o Estado não olhava ‘pros’ pequenos, mas aí veio Flávio Dino, que sempre faz para os que mais precisam, e trouxe a escola e também a água”, destacou Lucimar Ferreira Lima, professora por quatro anos na antiga escola de taipa EMEB Maria Lúcia Arruda Barroso e moradora há 17 anos do povoado, que fica a quase 700 km de distância de São Luís.

Em Buriti Velho, outro povoado de Fernando Falcão, que recebeu escola digna nesta terça, o líder comunitário José Francisco e a esposa Paula Félix, professora da EMEB Bom Pastor, agradeceram emocionados ao governador Flávio Dino. “Quando se fala de trabalho, fala-se de Maranhão, do excelentíssimo governador Flávio Dino, que trouxe sete escolas dignas para o nosso município. Meu muito obrigado, governador”, disse o sertanejo.


Também receberam unidades do Programa Escola Digna em substituição a estruturas de taipa e palha, nesta terça, os povoados Riacho Fundo (EMEB Alvorada) e Águas Claras (EMEB São Raimundo). Cada escola possui duas sala de aula, sala de informática, cozinha, secretaria, banheiros adaptados, pátio e todo o mobiliário adequado para a aprendizagem. Também já receberam escolas dignas a Aldeia Velha (etnia Canela) e o povoado Bacabal, ambos no mesmo município.

O prefeito Adailton Cavalcante frisou que as escolas chegaram para eliminar antigas escolas de taipa e atender a população. “As pessoas que mais esperaram estão recebendo escolas. Esse é um dia histórico porque só se desenvolve um município com escola de qualidade”, ressaltou.

“O Plano Mais IDH é a presença do Governo em municípios onde antes não havia. Investir em educação é investir no futuro do Maranhão, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, concluiu o secretário Adjunto da Secretaria de Direitos e Humanos e Participação Popular (Sedihpop) Bruno Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário