quarta-feira, 27 de março de 2019

Carreta da Mulher e Mamógrafo Móvel realizam atendimentos no bairro João de Deus



Com o serviço de itinerância do Governo do Maranhão, mulheres do bairro do João de Deus e região serão atendidas de forma integrada, a partir desta quinta-feira (28) até sábado (30), na unidade da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, na Praça do João de Deus, em frente à Unidade Integrada Odylo Costa Filho, no bairro João de Deus, em São Luís.

A ação conjunta das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) oferta exames de mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A iniciativa faz parte da programação do Março Lilás, campanha dedicada a conscientizar e combater o câncer de colo de útero.

“O Governo do Maranhão continua levando ações de saúde a quem precisa. Atividades como a campanha Março Lilás reforçam os esforços da gestão estadual de cuidar das mulheres maranhenses e os atendimentos das unidades móveis expandem nossa rede de cuidados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


A unidade móvel oferece diariamente 30 exames de mamografia e 120 preventivos. Para fazer o exame preventivo é necessário não estar menstruada, não ter tido relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes dos exames; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta. Para o atendimento, a usuária deve apresentar o cartão do SUS, cópia da identidade e comprovante de residência.

O médico obstetra da Maternidade Benedito Leite, Felipe Bryaon, alerta para prevenção do câncer do colo do útero. “A mulher pode desenvolver o câncer de colo do útero se tiver relações sexuais desprotegidas. O único método que previne o contato com este microorganismo é o preservativo. Sexo seguro é sexo com camisinha. Existem métodos hormonais que evitam a gravidez, mas eles não impedem a infecção do vírus HPV”, orientou.

Atendimento
Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o atendimento na unidade móvel será das 8h às 17h. No sábado (30), a ação será realizada das 8h às 12h. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário