sexta-feira, 29 de março de 2019

Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel permanecem no bairro do João de Deus até sábado (30)


Equipes da Carreta da Mulher Maranhense e do Mamógrafo Móvel realizarão atendimento no bairro do João de Deus até o próximo sábado (30). Como parte da programação do Março Lilás, a ação do Governo do Maranhão intensifica o diagnóstico precoce de câncer do colo do útero e mama.

Nesta quinta-feira (28), profissionais das Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) iniciaram o atendimento no bairro João de Deus. 

Ações educativas reforçaram a importância da regularidade dos exames para prevenção ou diagnóstico precoce de câncer, além de prevenção da violência doméstica, entre outros temas. “Conversamos sobre saúde da mulher. Elas tiram dúvidas e obtém informações que muitas vezes têm vergonha de perguntar ao médico”, explicou a técnica do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Carmina Almeida.

Atendimento


Nesta sexta-feira (29), o atendimento na unidade móvel será das 8h às 17h. No sábado (30), a ação será realizada das 8h às 12h. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária.

O serviço móvel oferece diariamente 30 exames de mamografia e 120 preventivos. Para fazer o exame preventivo é necessário não estar menstruada, não ter tido relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes dos exames, e não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta. Para o atendimento, a usuária deve apresentar o cartão do SUS, cópia da identidade e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário