sexta-feira, 29 de março de 2019

Governo articula entrega de Cozinha Comunitária em São Francisco do Maranhão


O secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, recebeu, nesta quarta-feira (27), o prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Rodrigues, para tratar sobre a inauguração da Cozinha Comunitária do município. O equipamento integra a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), executada com prioridade pela gestão Flávio Dino, com o objetivo de reduzir os índices de insegurança alimentar de famílias maranhenses.

De acordo com o secretário Márcio Honaiser, o Governo do Estado tem priorizado e investido de forma volumosa nas ações voltadas para o fortalecimento da política de SAN no Maranhão.

“Com a entrega de mais um equipamento de alimentação, o Governo avança mais uma vez na garantia dos direitos à alimentação de milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e alimentar no estado”, disse Honaiser.

“Atualmente, o Maranhão conta com 23 Restaurantes Populares e duas Cozinhas Comunitárias em pleno funcionamento. Desses equipamentos, 19 foram implantados pelo governador Flávio Dino. Com a entrega da cozinha de São Francisco do Maranhão, prevista para maio, mês do aniversário da cidade, serão 3 cozinhas fornecendo 200 refeições por dia, gratuitamente, às famílias mais carentes da cidade”, complementou.

Para o prefeito Adelbarto Rodrigues, a implantação de um equipamento público de alimentação em São Francisco do Maranhão vai contribuir significativamente com a alimentação de muitas famílias do município.

“Nosso foco é alcançar, principalmente, as famílias que vivem em comunidades rurais da cidade, pois sabemos das dificuldades enfrentadas por elas, diariamente”, diz Adalberto.

“Cito o caso de pessoas que são beneficiárias de outros programas sociais como, por exemplo, Bolsa Família, que precisam se deslocar até o Centro da cidade para sacar o recurso e que, muitas vezes, utilizam do próprio benefício o almoço daquele dia e o transporte para retornar à comunidade. E sabemos que, tendo um local com oferta de alimentação de qualidade e gratuita, aquela quantia já servirá para outra situação”, explicou.

Cozinhas Comunitárias
As Cozinhas Comunitárias são equipamentos destinados ao preparo de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas e de qualidade, ofertadas gratuitamente à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, garantindo a esse público o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Cada equipamento fornece 200 refeições por dia, durante pelo menos cinco dias por semana, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região.

Além do fornecimento diário de alimentação, as Cozinhas Comunitárias também se configuram como espaços de capacitação da população, oferecendo cursos na área de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), gastronomia e geração de trabalho e renda, além de possibilitar a convivência social, a realização de atividades físicas e laborais, por meio da integração de políticas direcionadas a públicos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário