terça-feira, 30 de abril de 2019

Duarte Jr: “É preciso separar os bons dos maus profissionais”


Deputado esclarece declaração que causou mal-estar nos blogs de política do Maranhão


Neste último final de semana, blogs de política maranhense divulgaram declaração do deputado Duarte Jr que, em uma palestra com o tema “Educação e Democracia em Tempos de Crise”, proferida no XI Congresso Nacional de Direito, realizado pelo IMADEC, pediu aos presentes que não lessem blogs. Mas, ao analisar todo o conteúdo, nota-se que, no complemento da palestra, Duarte contextualiza a declaração, reforçando a necessidade de se saber separar os bons dos maus profissionais do jornalismo.

Ele também fez uma reflexão sobre a necessidade de buscarmos informações mais profundas sobre determinado assunto e não nos basearmos somente por notícias com títulos sensacionalistas e deturpadas.

O comentário rapidamente tomou conta da blogosfera local e alguns blogs chegaram a analisar o comentário de Duarte Jr como um ataque a toda a imprensa maranhense. “Estava nitidamente me referindo a alguns blogs de política que têm pouca dedicação pela verdade objetiva dos fatos e pouco respeito ao interesse público, que são princípios internacionais da ética do jornalismo”, avalia Duarte.

Nesta segunda, o deputado foi à plenária e voltou a afirmar que os blogs de política aos quais se referiu não representam a totalidade da imprensa maranhense que, mesmo em um cenário local historicamente permeado por interesses de outrora fortes grupos políticos, cumpre a função de fazer serem ouvidas as múltiplas vozes da sociedade.

Duarte reforçou que reconhece e defende os valores e a função do jornalismo que, segundo ele, além de empoderar a sociedade através da informação, é instrumento de implementação e fortalecimento de políticas públicas (o próprio deputado diariamente participa de um programa radiofônico, onde divulga direitos e responde a perguntas dos ouvintes). “Isso é democracia e dou os parabéns aos bons profissionais da comunicação local, verdadeiros guerreiros da informação e do duro trabalho do jornalismo em um contexto local não muito fácil, já que ainda é reconhecidamente dominado por conglomerados midiáticos”, afirmou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário