sábado, 22 de junho de 2019

Comunidades escolares de Santa Filomena e São Luís comemoram entrega de Escola Digna


Ao som do clássico americano “Happy day”, estudantes e professores comemoraram na manhã de quarta-feira (19), a entrega da reforma do Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, na Vila Sarney, zona industrial de São Luís. A escola digna recebeu o investimento de mais de R$ 400.000,00 com as salas de aula climatizadas e mobiliadas, biblioteca, cobertura, além de novas estruturas elétrica, hidráulicas e de banheiros.

“Estou na gestão dessa escola há 10 anos e há 16 ela não passava por nenhuma reforma. Tem sido uma luta muito grande para conseguir esse belo trabalho que foi feito agora. Gostaria de agradecer ao nosso governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão pela obra e pelo conforto proporcionado”, afirmou a gestora Leile Rezende.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ressaltou a alegria de entregar mais uma unidade do Programa Escola Digna que, somente nesta semana, inaugurou quatro escolas. “É uma alegria muito grande entregar mais uma reforma do Escola Digna”, revelou. “Agora, a escola de vocês é uma escola digna, e eu, em nome do governador Flávio Dino, tenho apenas um recado: estudem e cuidem desse patrimônio, que é de vocês. Só nesta semana entregamos quatro escolas e uma rua digna. Semana que vem tem muito mais”, enfatizou Camarão.

Santa Filomena
Em Santa Filomena, estudantes e comunidade escolar também comemoraram, nesta quarta-feira (19), a entrega do novo prédio escolar do Centro de Ensino Santa Filomena, escola que foi totalmente reformada e ampliada em mais uma ação do Programa Escola Digna.

Localizado na região central do Maranhão, o município integra o Mais IDH, iniciativa do governo Flávio Dino que busca promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural das 30 cidades com menores índices de desenvolvimento do Estado e a construção de escolas é um dos 23 eixos de atuação que fazem parte do Programa.

O Centro de Ensino Santa Filomena é a primeira escola da rede estadual no município entregue pelo Governo do Maranhão, que já contemplou os filomenenses com outras três unidades do Programa Escola Digna, em substituição às instalações inadequadas no povoado Nazaré e assentamentos Grota de Laje e Bié, além de obras do Mais Asfalto, poços artesianos e casas populares, ginásio poliesportivo, academia de saúde, ônibus escolar, ambulância e viatura, entre outros investimentos.

“Entregamos aqui mais uma escola digna com a certeza de que estamos fazendo um trabalho de transformação de uma sociedade em uma exitosa parceria com a Prefeitura Municipal. O governador Flávio Dino está transformando vidas, transformando o Maranhão”, disse Rosyjane Paula, assessora Especial da Seduc, que representou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, na solenidade de inauguração.

“Santa Filomena estava muito carente de tudo, escolas sucateadas, professores sem motivação. E é isso que nós estamos buscando, a motivação de professores e alunos para que possam vir para uma escola de qualidade. Quero agradecer ao governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão por esse olhar especial que têm tido por Santa Filomena”, acentuou o prefeito Idan Torres Chaves.


Reforma a ampliação
A reforma do CE Santa Filomena, que recebeu investimentos da ordem de R$ 320.197,37, garantiu melhorias em toda as redes elétrica e hidráulica, cobertura, revestimento, forro, pintura, recuperação de banheiros, além da ampliação do número de salas de aula.

O gestor geral, José Aldenor Fernandes de Holanda, conta que antes as condições do prédio eram ruins, problemas com o telhado que gotejava muito, e no inverno a calha não suportava a quantidade de água, a sala de informática não funcionava por conta da energia elétrica que era insuficiente. “Tínhamos problemas na parte hidráulica também, toda a estrutura física da escola ficava muito a desejar”, contou o gestor.

O novo prédio escolar chega para beneficiar mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental II, do CE Maria do Carmo Barbosa, nos turnos matutino e vespertino, e do Ensino Médio. “Nós temos uma sala a mais, agora são sete salas. Vamos ter a sala de informática e a secretaria, que foram totalmente reformadas e, a partir de agora, a gente vai ter condições de melhor gerir a questão de vagas, porque as salas são amplas, a escola está adequada, é acessível, e acredito que, agora sim, a gente tem como melhorar a condição da educação”, complementa José Aldenor.

“É muito bom quando você entra em uma escola e se sente bem, é como quando se compra um livro novo que dá muita vontade de ler, aqui a gente se sente com mais entusiasmo ‘pra’ estudar”, enfatizou Ângela Rodrigues, presidente do Grêmio Estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário