quinta-feira, 20 de junho de 2019

Donos de barracas de arraiais recebem treinamento e orientações de segurança para o São João


Teste rápido: o quê te lembra o São João do Maranhão? Bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, as melhores atrações, bandeirinhas da Praia Grande, comidas típicas e… segurança. Uma das marcas da festa mais aguardada do ano é proporcionar dias de diversão com tranquilidade para o público. Por isso, o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e Vigilância Sanitária, promoveu capacitação dos barraqueiros que vão comercializar seus produtos durante as festas.

Na terça-feira (18) foi realizada uma reunião com os barraqueiros que vão vender lanche nos arraias de São Luís. Na ocasião foram definidas normas de funcionamento dos estabelecimentos, direitos e deveres dos comerciantes em relação ao arraial, instruções para conservação das barracas, definição do que será vendido e orientações de segurança. Houve também treinamento com o corpo de bombeiros para treinamento de como utilizar extintores de incêndio, item obrigatório nas barracas.

“O São João tá muito bem organizado, foi tudo muito bem explicado aqui, a organização tá de parabéns e vamos aguardar pra que seja uma festa muito bonita”, afirmou o barraqueiro Paulo Maciel.

Todas as 26 barracas presentes no Arraial do Ipem foram cedidas gratuitamente para alunos de cursos de graduação e instituições de caridade. Para Wellistone Câmara, representante dos 11 cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), reuniões como essa são muito importantes.

“As reuniões para o São João estão sendo bem esclarecedoras. Como nós não tivemos experiências ainda com relação à organização de barracas, é sempre bom termos esse primeiro contato, essa conversa, pra que tudo fique claro e que seja uma coisa ordenada”, explicou o estudante.

Além da obrigatoriedade do extintor de incêndio, os barraqueiros também foram orientados a não vender bebida alcóolica para menores de idade, a não utilizarem mão-de-obra infantil, atestada inclusive por declaração formal.

“A reunião de hoje foi pra alinhamento de toda a organização do arraial com relação ao oferecimento de serviços de alimentação e bebidas. Os barraqueiros estiveram aqui e a gente passou pra eles todas as normas que eles têm que seguir para o bom funcionamento do arraial, normas de segurança, normas da vigilância sanitária e todas as orientações nossas que organização e logística”, declarou a gestora de Ação e Difusão Cultural, Mariana Cronemberger.
Agora é só se preparar, porque os arraiais apoiados pelo Governo do Maranhão já começam nesta quarta-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário