quinta-feira, 20 de junho de 2019

Secretário de Saúde faz palestra no Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva


A capital maranhense está sediando, até a sexta-feira (21), no Hotel Blue Tree Towers, o 1º Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva (Cieti), reunindo palestrantes e público de todo Brasil e de outros países. Nesta quarta-feira (19), um dos conferencistas convidados foi o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula. O gestor estadual proferiu a palestra “O novo cenário do sistema de saúde no Brasil: Como incorporar tecnologias na era do custo-efetividade?”.

“Quando discutimos incorporação de tecnologias, estamos discutindo vários temas, que não simplesmente a incorporação de um medicamento novo. Estamos discutindo vida, morte, justiça e orçamento público. O Estado tem condições de incorporar todas as novas tecnologias? Ou deve atender o maior número de pessoas sem tanta tecnologia?”, comentou Carlos Lula.

O tema central do congresso é “Gestão Estratégica e Práticas Avançadas de Enfermagem no Cuidado ao Paciente Crítico: Tendências e Desafios”.


Durante o evento, realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), enfermeiros assistenciais, residentes, alunos de pós-graduação, acadêmicos, ligas acadêmicas e técnicos de enfermagem farão intercâmbio e troca de experiências. Além de discutir avanços e desafios, o congresso também será voltado para a produção científica.

“A terapia intensiva é uma das áreas mais complexas do hospital, o que tem maior custo, onde os profissionais tiveram mais esforço para conhecimento e o paciente é o mais grave. As nossas práticas mudam constantemente e o congresso serve para isso, discutir as práticas, o que tem de melhorar”, salientou a presidente da Abenti, Widlani Sousa Montenegro.

Nesta quinta-feira (20), os trabalhos reiniciam com o painel “Desafios do pesquisador na prática clínica: estratégias de desenvolvimento em saúde”, às 8h, com as palestrantes Andrezza Serpa Franco (RJ), Joilma Silva Prazeres Tobias (MA) e Laércia Ferreira Martins (CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário