sexta-feira, 26 de julho de 2019

Aberto Fórum Maranhense sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia


Com o objetivo de orientar e capacitar farmacêuticos e discutir a assistência farmacêutica no Estado, foi aberto, nesta quinta-feira (25), o I Fórum Maranhense sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Fomaff), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES). As discussões se estendem até esta sexta-feira (26), no Auditório Henrique Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O encontro traz a atualização das diretrizes da política de assistência farmacêutica e trata sobre a garantia da universalidade, equidade e integralidade do acesso a medicamentos no país. Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Região Nordeste, o evento é uma oportunidade de traçar estratégias para promover a avaliação e a qualidade necessária do serviço à população.

“A realização desse evento é importante por dois motivos: é o quarto evento em três anos, com pessoas de renome nacional e que servem para capacitar a assistência farmacêutica dos municípios. Além disso, nesse momento de crise que a gente vive, permite pensar medidas eficientes que permitam a gente dar melhor a assistência à população ao tempo que se melhora a eficiência do gasto, como gastar melhor o dinheiro que temos”, destacou.

Sandro Monteiro, gestor da Assistência Farmacêutica do Maranhão, ressaltou a importância de centralizar esforços para melhorar os indicadores do Maranhão. “É um ciclo de capacitação de todos os setores da saúde do nosso estado. É muito prazeroso ver aqui toda classe farmacêutica do estado e poder saber que a SES está promovendo mais um grande evento no intuito de conseguirmos interferir positivamente no desempenho dos serviços junto à população”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Maranhão, Carlos Augusto Barbosa Toledo, afirmou que esse momento de mudança é importante para conseguir integrar os farmacêuticos e melhorar a forma de trabalhar. “É necessário aprimoramento dos conhecimentos para fazer uma assistência farmacêutica cada vez mais atuante e o CRF se sente privilegiado em estar aqui fomentando essas discussões frente à assistência farmacêutica e acompanhando a evolução no Estado”, ressaltou.

Na abertura, a classe farmacêutica do Maranhão homenageou pessoas pelos préstimos realizados em prol dos farmacêuticos do estado, como o secretário Carlos Lula.

Participaram como palestrantes no primeiro dia o ex-diretor da Assistência Farmacêutica da Bahia, Lindemberg Costa; e Roney Pereira Pinto, farmacêutico – bioquímico, especialista em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, Especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica, e diretor geral da Central de Medicamentos de Alto Custo do Goiás.

“Qualificar a assistência farmacêutica gera impacto no atendimento e produz maior eficácia na promoção da saúde”, declarou Roney Pereira Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário