sábado, 27 de julho de 2019

Bombeiros participam de curso especial para tripulação de embarcações


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em parceria com a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), realizou no período de 15 a 26 de julho, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O objetivo principal foi promover a capacitação de militares do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) para uma importante função constantemente desempenhada nas operações aquáticas.

As instruções tem como finalidade propiciar conhecimentos teóricos e práticos para a pilotagem de embarcações de órgãos públicos, tendo em vista as manobras básicas que devem ser empregadas na navegação interior.

Durante a capacitação, com carga horária de 40h, seis bombeiros militares foram habilitados a tripular embarcações de até 8 m de comprimento, incluindo lanchas e embarcações de resgate. Na oportunidade, os militares passaram também a capacitação para piloto de moto-aquática, equipamento muito utilizado no serviço de prevenção e salvamento aquático desempenhado nas praias de São Luís.

Para a entrega dos certificados de conclusão do curso, foi realizada uma cerimônia de encerramento na manhã desta sexta-feira (26). A solenidade militar foi presidida pelo Capitão de Fragata Paulo Antônio Carlos, da Capitania dos Portos do Maranhão e contou ainda com a presença do Tenente Coronel Francisco Carneiro dos Anjos, Comandante Operacional Especializado e do Major BM Munilso Rocha, comandante do BBMAR, que na ocasião destacou a importância do curso.

“Essa capacitação foi extremamente positiva, tendo em vista que o emprego das embarcações potencializa o atendimento nas ocorrências de afogamentos, reduzindo o tempo resposta para alcance vítimas”, destacou o major.

Para o Tenente Coronel Francisco, a habilitação para a tripulação de embarcações aprimora o serviço disponibilizado pelo BBMAR. “A utilização desses equipamentos é de suma importância para o serviço de guarda-vidas. Capacitar esses profissionais é uma forma de garantir o sucesso e a segurança das nossas operações de prevenção e resgate na água”, disse o coronel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário