sábado, 27 de julho de 2019

Governo do Maranhão inaugura mais 3 equipamentos de assistência sociala Rua Principal, Brandão aproveitou para vistoriar o início das obras de construção da Ponte Manuel Batista Rosa


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou na última sexta-feira (26), mais três equipamentos de assistência social, sendo um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) em Bacabal, e um CRAS em São Luís Gonzaga do Maranhão, totalizando um investimento da ordem de R$ 1,3 milhões de reais.

A ação tem como finalidade expandir a rede de unidades sociais construídas para ampliar o atendimento voltado à população em situação de vulnerabilidade social no estado. Com a entrega desses novos equipamentos aumenta para 137 o número de unidades já entregues às gestões municipais para facilitar o acesso e a inserção dos beneficiários às ações e programas sociais desenvolvidos pelos governos estadual e federal.

O secretário do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser destacou os avanços do Governo do Maranhão, apesar da crise no país. “O governador Flávio Dino mais uma vez está de parabéns pelos investimentos realizados nas áreas sociais. Os Centros de Referências são fundamentais nos municípios para um atendimento especializado às populações em situações de vulnerabilidade e de riscos e atendimentos para benefícios e programas sociais”, disse Márcio Honaiser.

O titular da pasta acrescentou ainda que até o final do ano, serão entregues pelo governador Flávio Dino mais 30 equipamentos como esses em todo o Maranhão.
O prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, que recebeu um CRAS e um Creas, agradeceu pela entrega das obras. “Hoje o governador Flávio Dino esta nos tirando do aluguel e nos entregando um instrumento que irá beneficiar toda a população de Bacabal”.

“Essas unidades irão contribuir para melhorar o índice de assistidos pelos programas sociais do nosso município”, completou o prefeito.

Em São Luís Gonzaga, o prefeito Francisco Pedreira Martins Júnior não teve reação diferente. Lá o governo do Maranhão realizou a entrega de um CRAS para a população gonzaguense.

Francisco Júnior destacou que a partir de agora, a equipe de assistência social terá um local apropriado para o atendimento daqueles que mais precisam. “Esse instrumento será bem utilizado pela nossa população. Aqui as portas vão estar abertas para atender aqueles que realmente precisam”, afirmou Júnior.
Centros


O público-alvo dos Centros são famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O CRAS é considerado a porta de entrada da Assistência Social, sendo um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Entre as ações ofertadas pelo CRAS está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Já o Creas atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual, raça ou etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário