terça-feira, 30 de julho de 2019

Pastas de Saúde e da Mulher firmam parceria para oferta de exame de mamografia


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) assinaram um termo de cooperação, nesta segunda-feira (29), para cessão da carreta mamógrafo ao órgão. A partir desta medida, a carreta ficará sob responsabilidade da Secretaria da Mulher por cinco anos, nos quais dois deles a SES destinará o recurso para que a carreta funcione.

“Com essa cessão, estamos diminuindo a burocracia para podermos ganhar agilidade no atendimento às mulheres. A Semu terá o orçamento integral e vamos trabalhar parceiros, as ações que são próprias daquela secretaria serão pagas e executadas por ela. E quem ganha são as mulheres dos 217 municípios do Maranhão que terão acesso facilitado a programas de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

As mulheres maranhenses contam com o serviço da carreta mamógrafo para fazer o rastreamento de casos de câncer de mama. A idade para realizar a mamografia é de 50 a 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, e com solicitação médica, será efetuada avaliação prévia da equipe. Para o atendimento, a usuária deve apresentar o cartão do SUS, cópia da identidade e comprovante de residência.

“É mais um grande passo dado, com políticas de saúde voltadas para mulheres em todo Maranhão, a exemplo do Cheque Cesta Básica Gestante, e agora complementado o serviço da Carreta da Mulher Maranhense. A carreta mamógrafo leva esse atendimento médico àquelas mulheres que mais precisam, que estão nos interiores do Maranhão, sem acesso a exame. Estamos muito felizes com essa parceria, que amplia a rede de assistência às mulheres”, comemorou a secretaria de Estado da Mulher, Ana Mendonça.


Durante as ações do Março Lilás, quando foi executada uma ação de rastreamento do câncer de mama, que percorreu sete áreas de saúde na capital maranhense, foram realizadas 498 mamografias.

Acompanhando a assinatura do termo de cessão, a secretária adjunta de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Belfort, destacou a importância da carreta na descentralização, rastreio e democratização do exame.

“A carreta tem sido um importante instrumento de democratização e acesso as mulheres ao exame de mamografia, que chega, em especial, àqueles lugares menos acessados do estado, onde essas mulheres não têm acesso a esse exame”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário