quarta-feira, 31 de julho de 2019

Reformada ainda na gestão João Castelo, escola sofre com falta d´agua e salas insalubres em São Luís

UEB Maria de Jesus Carvalho, localizada na Vila Palmeira, é mais uma escola que necessita urgente de reparos pela Secretaria de Educação – SEMED. A unidade escolar recebeu a visita da Direção do Sindeducação, que denuncia: falta água, ventiladores, lâmpadas, e uma reforma que melhore as condições a que estão submetidos professores e alunos da comunidade escolar.

A professora Nathália Karoline, dirigente sindical, explica que a última reforma realizada no prédio da UEB Maria de Jesus Carvalho, aconteceu na gestão do finado e ex-prefeito João Castelo, o que pode ser comprovado pela pintura das paredes nas cores da ex-gestão. Dentre os principais problemas constatados e relatados pelos funcionários está a constante falta de água (mesmo com abastecimento de carro-pipa). “A caixa d’água da escola fica vulnerável ao acesso de populares pela área externa, e como a problemática da falta de água se dá em todo o bairro e adjacências, os próprios moradores se aproveitam da água que deveria abastecer exclusivamente a escola, tornando-a insuficiente para a demanda da comunidade escolar”, explica a sindicalista.
Outro problema constatado no local é a insalubridade das salas de aula, problema comum nas escolas da Capital. A oscilação da rede elétrica ocasiona a queima de ventiladores e lâmpadas, que não são substituídas, tornando as salas de aula e demais espaços escuros, abafados e quentes. “Além do sério problema de infraestrutura, o prédio aparenta ser bem antigo, nunca passou por reparos/reforma durante toda a atual gestão do prefeito”, comenta Nathália Karoline. Veja as fotos:




DESPEJO – A escola voltou a funcionar, recentemente, no prédio original; após ser despejada de um espaço cedido pela Igreja Católica por cerca de 3 a 4 meses. Segundo a dirigente do Sindeducação, o despejo ocorreu em razão do término da cessão gratuita, e pelo não pagamento do aluguel após o período de gratuidade. “Cite-se que no espaço cedido, a escola funcionava de forma muito precária”, frisa a dirigente.
ESCOLA – A UEB Maria de Jesus Carvalho é uma escola de Educação Infantil e tem funcionamento nos dois turnos (matutino e vespertino). Atualmente atende cerca de 90 crianças. Sua infraestrutura compreende quatro salas de aula, um banheiro feminino com duas divisórias (um ninho com vaso e um com chuveiro), e um banheiro masculino que segue a mesma estrutura do feminino, um banheiro adaptado, que não tem todas as barras de apoio, e na realidade, está sendo utilizado como banheiro para professores e funcionários. Possui uma sala de direção/secretaria (espaço muito pequeno e como muita umidade e falta de ventilação), um pequeno pátio central e uma cozinha/cantina. 
Recentemente, equipes da SEMED retiraram o forro da escola, que estava em péssimo estado. Apesar da iniciativa, não há sinais de possível intervenção e/ou mesmo reforma. 
Com informações do Sindeducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário