quarta-feira, 31 de julho de 2019

Sucesso de Público e Crítica, o Espetáculo "Uma Poesia Eterna: Elis" volta aos palcos


Depois do sucesso em sua estréia no palco do Teatro Arthur Azevedo o espetáculo “Uma Poesia Eterna: ELIS”, volta a ser apresentado em São Luís. Desta vez no palco do Teatro Alcione Nazaré em curta Temporada, nos dias 02,03 e 04 de agosto. O espetáculo, é resultado do  projeto Pulsar Jovem e faz  parte da conclusão do projeto, que selecionou 40 jovens de comunidades para um contato mais próximo com o universo da Dança.

Considerada por muitos críticos a maior cantora brasileira, que morreu em 1982, Elis  Regina  deixou um legado; que influencia até hoje a música popular brasileira. “Uma Poesia Eterna: ELIS” volta à cena depois de ser aclamado pelo público e crítica em recente estréia. No palco, 25 jovens talentos, lapidados através do projeto que teve duração de um ano apresenta parte da obra da cantora brasileira que marcou época e uma geração. O  Projeto Pulsar Jovem, foi criado em junho de 2018, pela Pulsar Companhia de Dança, que vem desenvolvendo trabalhos artísticos há mais de duas décadas no estado, e levando a dança do Maranhão para o país. 


A ideia original de levar a obra de Elis a cena, surgiu de conversas entre o coreógrafo Joilson Ferraz e o diretor da companhia Abelardo Telles. A luta diária por conquistas na área profissional, pessoal e social travada pela cantora, foi a mola propulsora para criação do espetáculo. “Elis se dava por completo, se ariscava e seguia em frente”, ressalta Joilson Ferraz coreógrafo. Para Abelardo Telles  diretor  da companhia “Elis será sempre necessária, sua obra é eterna. O espetáculo não se trata de um recorte biográfico de sua vida, mas uma interpretação livre da poesia contida nas letras”.

Ainda sobre o processo de criação, Fernando Saraiva o outro coreógrafo que também assina a direção e o roteiro, ressalta que entre as mensagens propostas pela obra está a influência da obra de Elis, que  mesmo depois de 37 anos da ausência física da cantora, a mesma continua símbolo feminino de luta e de inconformismo político.

O espetáculo foi dividido em quatro momentos:  rádio , bar, casa e praça. O Rádio – apresentará o surgimento da cantora para o grande público, as polêmicas e manifestações .O Bar será retratado como o momento de festejo, da luxúria, do poder, dos jogos, do flerte e aproximação com o  Jazz. Já para o momento da Praça os coreógrafos apresentarão  os encontros, as relações amorosas, as paixões e a poesia. 

Para a Casa, que também será o momento final do espetáculo, será o momento mais denso dentro da obra, onde será retratado  as desilusões , as paixões estremecidas, os conflitos familiares, as perdas e reencontros, além de algumas surpresas só reveladas claro em cena.

Para quem não teve a oportunidade de se emocionar com o espetáculo e matar um pouco da saudade da obra da ”Pimentinha” o espetáculo estará em cena em curta temporada, apenas nos dias 02 , 03 (sexta e sábado as 20h) e no dia 04 (domingo as 18h) no palco do Teatro Alcione Nazaré. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário