sábado, 31 de agosto de 2019

Em homenagem na Assembleia, Alcione e Flávio Dino destacam defesa da pátria e da cultura


O governador Flávio Dino participou, na manhã desta quinta-feira (29), da concessão da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, maior comenda do Poder Legislativo do Maranhão, à cantora Alcione Dias Nazareth. A iniciativa da Assembleia Legislativa é fruto de um Projeto de Resolução Legislativa proposto pelo deputado Wendel Lages, que foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa.

A cerimônia contou com a participação de vários artistas maranhenses, que fizeram apresentações em homenagem à célebre carreira nacional e internacional que Alcione construiu ao longo dos últimos 47 anos. Em seu discurso, Flávio Dino exaltou a maranhensidade da artista e a defesa enfática que ela tem feito do povo do seu estado.

Ele ressaltou a solidariedade que Alcione tem demonstrado ao Maranhão, principalmente após os ataques sofridos nos últimos dias pelo povo do Nordeste. “Uma das vozes com mais ênfase e solidariedade foi a da Alcione. Lembrando sobretudo a defesa do Brasil e da maranhensidade. Agradeci em meu nome, mas sobretudo em nome dos 7 milhões de maranhenses”, realçou.

Flávio Dino agradeceu a Alcione também por vestir a bandeira do Maranhão como a sua roupa. “Uma pátria é, sobretudo, um patrimônio de narrativas pretéritas e de sonhos e projetos futuros. É a soma da base material do território, das pessoas, sobretudo daquilo que nós pensamos e sonhamos. A cultura, portanto, é o que nos faz brasileiros. Você como expoente da cultura brasileira encarna mesmo a alma mais profunda da brasilidade que todos nós celebramos neste momento”, reiterou o governador.

Para Flávio Dino, Alcione representa parte importante da cultura do Maranhão. “Quero afiançar a você, que, assim como o samba não vai morrer, porque nós não vamos deixar, certamente você integra para sempre o panteão dos imortais da cultura do Maranhão”, sublinhou.

Emocionada, a cantora agradeceu a todos que prestigiaram a concessão da Medalha Manuel Beckman, e reforçou seu compromisso com seu estado. “Temos um potencial de cultura e inteligência muito grande. Se o Maranhão se unir, se os maranhenses se unirem, ninguém vai segurar esse Estado, ninguém segura a gente”, afirmou Alcione.

Trajetória
Alcione Dias Nazareth nasceu em São Luís, no dia 21 de novembro de 1947. Aos 12 anos, influenciada pelo pai musicista, cantava em festas familiares e populares. Aos 20 anos, já professora, foi demitida por ensinar aos seus alunos como tocar trompete. Começou, então, a dedicar-se exclusivamente à música, cantando em bares e boates do Maranhão, até mudar para o Rio de Janeiro, em 1972.

Já na capital carioca, assinou o primeiro contrato profissional com a TV Excelsior, apresentando-se no programa Sendas do Sucesso. Após a experiência, realizou turnê pela América Latina e Europa, finalmente deslanchando a carreira como cantora, compositora e instrumentista.

Atualmente, Alcione é uma das vozes mais notórias da música popular brasileira. Conhecida como Rainha do Samba, é interprete de vários sucessos, dentre eles: Não Deixe o Samba Morrer e Meu Ébano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário