quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Gestores dos Centros Educa Mais são preparados para implantação do modelo Comunidades de Aprendizagem


Cerca de 80 gestores gerais e pedagógicos dos 36 Centros Educa Mais, Escolas de Tempo Integral, na capital e interior do Maranhão, participam de atividades de formação em São Luís. A ação é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande. O encontro, que acontece no Centro Educa Mais Bacelar Portela recebe, desde segunda-feira (26), termina nesta quarta-feira (28).

O objetivo é preparar gestores para o processo de implantação do modelo pedagógico, conhecido como ´Comunidades de Aprendizagem – uma estratégia pedagógica´, que diz respeito a projetos educativos que extrapolam os limites da escola, envolvendo toda a comunidade no processo de formação de seus indivíduos.

O modelo tem fundamentação em uma pesquisa realizada pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades da Universidade de Barcelona, o CREA. Nesta pesquisa, intitulada de INCLUD-ED, foram revisadas as principais teorias e contribuições científicas do mundo sobre a superação das desigualdades e a promoção da coesão social.

“O Comunidade de Aprendizagem é o conjunto de atuações educativas de êxito, pautadas na formação dialógica das nossas equipes escolares e dos nossos jovens de forma que podemos fortalecer cada vez mais o protagonismo da nossa juventude para além de dar metodologias ativas de aprendizagem que estabeleçam processos de ensino cada vez mais significativos a nossa juventude”, explicou a coordenadora pedagógica dos Centros Educa Mais, Raquel Melo.

A formação é ministrada por Bianca Miguel, formadora do projeto Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura. “Nós estamos trabalhando ao longo desses três dias as metodologias, atuações educativas de êxito, as tertúlias, grupos interativos, comissões mistas para que eles tenham maior apropriação e possam levar para as escolas”, explicou.

Bianca Miguel informou que, durante os três dias de formação, os gestores trabalharão as atuações educativas de êxito, tertúlias, grupos interativos e comissões mistas para que eles tenham maior apropriação e possam levar para a escola com mais qualidade.

“A ideia é continuar ampliando o trabalho de acompanhamento e formação dessas atuações de êxito nas escolas de tempo integral. As atuações educativas entram nas escolas como parte das metodologias que apoiam as metas de educação, excelência acadêmica e principalmente a participação da comunidade na escola”, ressaltou Bianca Miguel.

“Essa formação é muito importante porque estamos aprendendo como aplicar as metodologias de êxito, tivemos tertúlias pedagógicas e literárias que serão fundamentais para aprofundamento dos nossos conhecimentos pedagógicos”, disse Tânia Gonçalves de Oliveira, gestora pedagógica do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, no município de Pedreiras.

“Esses encontros avaliativos são fundamentais para nós. É necessário para que possamos verificar onde precisamos avançar. E os dados são alimento para que a gente alinhe as ações, fortaleça o que está certo, o que avançou e melhore as práticas naquilo que ainda não alcançamos. No geral saímos muito felizes com esse encontro”, disse Lílian Dias de Assunção, gestora do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa.


Reunião com o Secretário
O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão participou, na terça-feira (27), de um momento da formação, quando apresentou aos gestores um relatório do ciclo de avaliação dos Centros Educa Mais instituídos pelo Governador Flávio Dino como parte da política de Educação de Tempo Integral no Maranhão.

“Vim trazer o meu abraço aos gestores nessa importante formação. E, ao mesmo tempo, aproveitei este momento para apresentar o relatório do Ciclo de Avaliação que nós fizemos sobre os Centros Educa Mais. Falamos de avanços e do que precisa ser melhorado na gestão escolar, na questão do foco na aprendizagem, no protagonismo juvenil, na infraestrutura escolar. Debatemos o modelo de forma profunda para que possamos alcançar os resultados que almejamos. No geral temos avanços muito significativos nesses 03 anos dos Centros Educa Mais. O nosso desejo é que essas escolas sejam faróis para as demais”, destacou Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário