terça-feira, 27 de agosto de 2019

Hospital Macrorregional Tomás Martins registou mais de 7.500 cirurgias em três anos


Quarto hospital regional inaugurado pelo Governo do Estado na gestão Flávio Dino, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, completa três anos neste domingo (25) com a marca de mais de 7.500 cirurgias e 125 mil consultas realizadas. A unidade é referência para 18 municípios da região.

“O Macrorregional de Santa Inês conseguiu democratizar a oferta dos serviços públicos de saúde, dando acesso a atendimentos de média e alta complexidade perto do domicílio dos pacientes. Ele leva saúde a quem precisa, com qualidade e resolutividade”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

No total, da inauguração, em agosto de 2016, a maio deste ano, o Hospital Macrorregional Tomás Martins contabilizou 7.506 cirurgias, 60.900 consultas médicas em atenção especializada e 64.127 consultas de profissionais de nível superior na atenção especializada (exceto médico), segundo dados do ConectaSUS. Em mutirões, foram feitos 3.598 atendimentos, segundo a própria unidade.

“O macrorregional hoje é um hospital modelo dentro da região do Vale do Pindaré. A unidade representa assistência humanizada, desenvolvimento da segurança do paciente, assistência multiprofissional e qualificada.  A implementação da unidade representa um marco de crescimento tanto em nível de resolutividade da saúde, como geração de emprego e renda. Melhorias nas estatísticas em saúde, incentivo ao aprimoramento profissional a partir dos vários cursos e certificados promovidos pela unidade”, avalia a diretora administrativa do hospital, Thayse Lima.

João Antônio Fonseca da Silva, de 9 anos, foi internado no hospital durante o mutirão de consultas e cirurgias pediátricas no início do mês para realizar uma cirurgia de criptorquidia esquerda (testículos não descidos). A mãe do menino, Jordene Viana Fonseca, 37 anos, ficou feliz com a rapidez com que conseguiu viabilizar o procedimento.

“O médico alertou que ele precisava fazer cirurgia. Quanto mais cedo ele fizesse a cirurgia era melhor porque corria o risco de futuramente não poder ter filhos. O mutirão adiantou a data da cirurgia e foi ótimo pra gente”, disse à época.

A unidade estadual possui 116 leitos, dos quais 10 de UTI adulta, e serviços especializados em cardiologia, clínica cirúrgica, cirurgia infantil, clínica médica, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, pediatria e urologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário