terça-feira, 27 de agosto de 2019

Médico e professor da UFMA que sugeriu lei do teste do olhinho realiza capacitação para início de exames gratuitos no Maranhão


Gestores da área da saúde participam amanhã (28), em São Luís, de uma solenidade que marca a apresentação e lançamento da lei que tornou obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) em todos os hospitais e maternidades para crianças recém-nascidas no Maranhão.

O evento marcado para começar às 14 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, no Calhau, deve contar com representantes de 67 unidades da capital e do interior que irão garantir o cumprimento da lei sancionada sem vetos pelo governador Flávio Dino. A novidade que estabelece tratamento gratuito em até um mês após nascimento foi um esforço do oftalmologista e professor de medicina da UFMA, Álvaro Bruno Botentuit, que com a sensibilidade do deputado Arnaldo Melo, conseguiu a aprovação unânime do projeto de lei na Assembleia Legislativa.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, já garantiu a compra dos equipamentos que serão distribuídos em breve e são indispensáveis para o teste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário