segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mais de R$ 30 milhões são investidos na construção de novas Escolas Dignas no Maranhão


Da zona urbana, aos povoados, assentamentos e quilombos, o Programa Escola Digna do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), tem construído uma nova realidade para o ensino no Estado.

A substituição das escolas de taipa, com estrutura precária, que antes simbolizava total esquecimento pelo poder público com essas comunidades, é um capítulo que ficou no passado para 37 cidades maranhenses que estão com obras em andamento. Somente neste ano, são mais de R$ 30 milhões investidos na construção de 65 novos prédios educacionais, distribuídos em 37 cidades, beneficiando 46 povoados, 8 assentamentos, 9 aldeias indígenas, 1 quilombo e 1 unidade na zona urbana.

Regiões como a Baixada Maranhense, Centro e Sul do Estado estão sendo beneficiadas com as obras em execução. Na cidade de Bom Jardim, as aldeias Ticarambu e Awa Guajá e nos povoados Oscar e Centro do Nascimento, a comunidade espera ansiosa a entrega das novas unidades. Em Codó, os povoados Angico e Macacos estão com obras avançadas, chegando a 95% dos serviços já executados. Em Timbiras, o povoado Bacabeira; e em Santa Luzia, o povoado Chapada do Joaquinzão também seguem com obras já em fase de finalização.

“O Programa Escola Digna devolve a dignidade aos nossos estudantes, professores e técnicos com um espaço que substitui as estruturas precárias de ensino por um local que estimula o processo de aprendizagem e que vai garantir um futuro promissor para os nossos jovens quebrando as barreiras do atraso”, ressaltou Felipe Camarão, secretário Estadual de Educação.

A quantidade de salas em cada unidade é feita de acordo com a realidade estudantil das comunidades. Todas as escolas possuem uma estrutura composta por uma cantina, setor administrativo, biblioteca, pátio e quatro banheiros, sendo dois deles com toda a estrutura para receber pessoas com deficiência e assim garantir mais inclusão social, além do SPDA, o Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas.
O Programa Escola Digna tem mudado a educação no Maranhão, através de intervenções, reformas e com a substituição de estruturas precárias por um espaço adequado e confortável para alunos e servidores.

Lista das 65 Escolas Dignas em construção por município

Afonso Cunha (02)
Aldeias Altas (01)
Amarante do Maranhão (02)
Aragauanã (01)
Arame (03)
Barra do Corda (02)
Bom Jardim (04)
Bom Lugar (02)
Brejo (02)
Cachoeira Grande (03)
Cajarí (01)
Centro Novo do Maranhão (01)
Codó (02)
Formosa da Serra Negra (01)
Governador Newton Bello (01)
Grajaú (01)
Icatu (01)
Itaipava do Grajaú (04)
Itapecuru-Mirim (01)
Itinga do Maranhão (03)
Junco do Maranhão (01)
Matinha (01)
Matões do Norte (01)
Mirador (01)
Montes Altos (01)
Pirapemas (01)
Presidente Juscelino (02)
Presidente Vargas (02)
Rosário (01)
Santa Luzia (04)
São Benedito do Rio Preto (02)
São Bento (02)
São Francisco do Brejão (01)
São João Batista (01)
São João do Carú (01)
São Vicente Férrer (02)
Tasso Fragoso (01)
Timbiras (02)


Nenhum comentário:

Postar um comentário