segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Novo centro de tratamento em São Luís zera a fila de hemodiálise


Pacientes renais crônicos passaram a ter, desde o dia 17, tratamento de hemodiálise garantido pelo Governo do Estado. Com a inauguração do Centro de Hemodiálise São Luís, localizado no bairro Monte Castelo, o Governo vai zerar a fila de espera. Em quatro anos e meio, houve incremento de mais de 1.000% da capacidade de atendimento, com salto de 25 poltronas de diálise para 226.

Com o novo Centro, o Maranhão passa a ter capacidade instalada para atender 1.356 pessoas. Em 2014, eram apenas 100 pacientes renais tratados, o que gerava uma grande fila de espera, obrigando o comprometimento de vagas de leitos de UTI para atendimento dos casos mais graves.

“Além de zerar a fila para o tratamento, a implantação do Centro de Hemodiálise vai garantir a liberação de leitos de UTI usados por pacientes renais que recorriam a esses leitos como única forma de tratamento, assim, salvamos mais vidas”, explica a diretora do Centro de Hemodiálise São Luís, Patrícia Ferreira.

O governador Flávio Dino destacou o esforço de gestão para a entrega da Unidade, num momento de forte crise enfrentada pelo país.

“Em meio à mais grave crise política, institucional e econômica das últimas décadas é importante sublinhar esta conquista. Vejam a agenda dos demais Estados no Brasil, o único serviço novo de saúde que está sendo inaugurado é este no Maranhão”, afirmou.

Com a expansão da oferta de tratamento para os pacientes renais crônicos nos últimos anos, além de São Luís, com 71 poltronas, estão sob gestão estadual os servidos nas cidades de Bacabal (51), Caxias (59), Açailândia (28), Chapadinha (8) e Pinheiro (9), além da pactuação do Governo do Estado com o município de Floriano (PI), para garantir atendimento a 93 pacientes que residem na divisa dos estados.

Atendimento

Todos os pacientes renais crônicos do Estado podem ter acesso às unidades. No Centro de Hemodiálise São Luís, o atendimento é das 6h30 às 11h, das 11h às 14h e de 14h às 19h, de segunda à sábado. Os atendimentos são regulados pela Central Única de Regulação de Diálise do Estado. A unidade é administrada pela Emserh.

Com salas de estabilização, consultórios, recepção, sala para atendimentos de pacientes de hepatite e soropositivos, farmácia, sala de nutrição e implante de cateter, o espaço oferece estrutura para pacientes e acompanhantes. Os pacientes serão acompanhados por médicos e receberão atendimento multiprofissional.

O Centro funciona na Rua Castro Alves, no Monte Castelo, atrás do Hospital Nina Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário