quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Secretário Carlos Lula visita pacientes assistidos na UTI Humanizada do Hospital Dr. Carlos Macieira


Neste outubro, a chamada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Humanizada do Hospital Dr. Carlos Macieira completa três meses de funcionamento. Entre os benefícios, o paciente tem ao seu lado um acompanhante por um período de até 12 horas. Nesta segunda-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou os pacientes assistidos na unidade de referência da rede estadual.

“Quando falamos em humanização no espaço médico, estamos enfatizando dois pontos: ser bem recebido e acolhido. Saúde se faz com os braços, mas, sobretudo, com o coração. E, fazer com que as outras pessoas se sintam cuidadas influencia também nos resultados dos exames, uma vez que o paciente responde positivamente ao tratamento realizado. Nossa meta é que o bom serviço aqui realizado seja exemplo para as outras unidades da rede”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.



Com a reformulação do acompanhamento durante o período de internação de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a iniciativa da UTI Humanizada impacta positivamente na saúde do paciente, proporcionando mais conforto e segurança durante o tratamento. “Atualmente, o acompanhante pode ficar com o paciente por um período de 12 horas sem intercalações. Estamos nos organizando para até o início do mês de novembro atualizar essa dinâmica, a fim de que possa [o acompanhante] revezar com outras pessoas em turnos de seis horas cada, durante o horário de visita”, explicou o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.

Na UTI Pediátrica Cardiológica, entregue em julho de 2018, o serviço proporciona assistência para crianças no Maranhão, assim como o acompanhamento dos pais durante todo o tratamento. A unidade também atende pacientes pediátricos gerais.

Diagnosticada com cardiopatia congênita, Kyara Mirela Soares Costa, de um mês de vida, passará por procedimento cirúrgico no HCM. “Além da Mirela, eu tenho outro filho de quatro anos. Me revezo com uma tia minha para poder dar assistência a ele também. A gente se apega à fé neste momento e fica feliz pela forma como é tratado também”, disse a mãe do bebê, Roseana França Soares.

A coordenadora da Comissão de Humanização do HCM, Rosiane Pinheiro Campos, afirmou enumerar os resultados da UTI Humanizada. “Desde a implantação do projeto da UTI Humanizada, elevamos para um patamar tanto de cura como de amplo cuidado. Assim, além da estrutura médica, a pessoa também recebe suporte familiar por tempo estendido, o que influencia diretamente na melhora do indivíduo”, reforçou.

UTI Adulto
Internado desde 8 de outubro no Hospital Dr. Carlos Macieira, Antônio Araújo de Castro, de 77 anos, é acompanhado pela filha, Maura Martins de Castro. A família Castro mora no município maranhense de Açailândia. “Todos os dias chego às 9 da manhã e saio às 18h. Eu acredito que a minha presença influencia na melhora do meu pai, porque na UTI as pessoas se sentem sozinhas, e ter a atenção de alguém da família logo ao lado é importante”, comentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário