quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Tartaruga é encontrada morta na Praia de São Marcos, é a segunda em menos de uma semana


A tartaruga da espécie Oliva foi encontrada morta na Praia de São Marcos, na orla marítima de São Luís. 

A olivácia adulta de aproximadamente 50 quilos já estava em um nível de decomposição três. 

A tartaruga estava de três a quatro dias encalhada, ela foi recolhida e amostras que foram encontradas no corpo do animal serão analisadas.

Segundo estudantes da Universidade Federal do Maranhão que fazem parte do Projeto Queamar há três possibilidades que podem ter levado a morte da tartaruga.

A pesca predatória, o animal ter se alimentado de lixo que é despejado no mar ou por conta do óleo que vem sendo derramado nas águas do Nordeste.

Há uma preocupação recente envolvendo o derramamento de óleo em praias do Nordeste. Segundo o Ibama mais de cem animais cobertos por óleo já foram encontrados em águas da Região Nordeste, entre tartarugas, aves e golfinhos. No Maranhão foram dois casos em menos de uma semana, segundo o Corpo de Bombeiros que vem atuando em parceria com órgãos de defesas dos animais. Além deste caso mais recente na Praia de São Marcos, também teve um outro caso, na última sexta-feira (25), na Praia da Guia, também na ilha de São Luís.


Há uma perspectiva preocupante que até 2050 exista mais lixo nas águas do que animais, caso providências não sejam tomadas que previnam o descarte irregular de lixo. A sujeira aliada a morte dos animais e o desequilíbrio ambiental, interferem diretamente na vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário