segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Cuidar da saúde de todos, por Flávio Dino


Por todo este mês, nós, homens, fomos alcançados de alguma forma pelas mensagens da Campanha Novembro Azul. O impacto das diversas ações revela a importância do assunto, que precisa ser debatido exaustivamente, dada sua relevância para a sociedade. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para o alto diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, o que sublinha a importância dos homens buscarem por acompanhamento médico integral.

O Ministério da Saúde confirmou o total de 68,2 mil novos casos do câncer de próstata entre brasileiros em 2018, com mais de 14 mil óbitos, atestando que este continua sendo o segundo tipo de câncer que mais causa mortes entre homens no país. É preciso que reajamos, de forma prática e rápida, cada um fazendo a sua parte. Nesse sentido que este ano, com o tema ‘Homem, seja consciente, cuide-se!’, realizamos diversos mobilizações em toda a rede estadual, estimulando a conscientização sobre o tema, a busca por acompanhamento médico adequado e divulgando as possibilidades de tratamentos, em caso de diagnóstico.

Por meio de mutirão de cirurgias, somente neste último mês o Hospital Dr. Carlos Macieira realizou 200 cirurgias urológicas e outras 40 especificamente de próstata, oportunidade em que iniciamos a operação de uma máquina de videolaparoscopia 3D em procedimentos cirúrgicos. Com o novo equipamento, fruto de uma parceria com setor privado, é possível a realização de cirurgias com maior precisão e segurança do que os sistemas convencionais.

Com investimentos corretos, temos fortalecido a rede especializada de saúde do Maranhão, com ênfase também às iniciativas de atenção à saúde integral dos homens, a exemplo das unidades de referência, como o Centro de Especialidades Médicas do Diamante e a Policlínica de Matões do Norte. Vale destacar que já implantamos a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem nas 19 Regionais de Saúde, alcançando os 217 municípios maranhenses, de modo que criamos uma rede de atenção primária fundamental para a prevenção e, quando for o caso, para a tempestiva identificação de doenças.

Em razão da essência do Novembro Azul e por todo o povo maranhense, trabalhamos continuamente para consolidar os nossos serviços de saúde de forma digna e justa, da atenção primária às especialidades médicas, superando os desafios que nos são impostos pelo cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário