domingo, 29 de dezembro de 2019

Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Caxias oferece assistência à população de 40 municípios


O acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato faz grande diferença para quem está lutando contra um câncer. Poder passar por todas essas etapas próximo à família e com assistência especializada e humanizada também. Por isso, a Unidade de Oncologia do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, tem feito tanta diferença para pacientes de pelo menos 40 municípios.

Inaugurada em março de 2018, a Unidade de Oncologia do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, realizou 503.443 atendimentos desde então, dos quais 467 internações e 502.976 procedimentos e consultas. Os dados são até setembro de 2019.

“A descentralização do tratamento de câncer no Maranhão amplia a assistência, democratiza o acesso à saúde, desafoga o hospital especializado em São Luís e garantimos conforto ao paciente. É uma nova realidade que estamos construindo para os maranhenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O atendimento oncológico fazia parte do perfil do hospital mesmo antes da entrega da nova unidade, com a realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. A Unidade de Oncologia incorporou à unidade os tratamentos com quimioterapia e radioterapia, além de 10 leitos para oncologia clínica, 12 para cirúrgica e quatro leitos para cuidados paliativos.

“Como não tinha esses tratamentos, os pacientes eram encaminhados para São Luís ou Teresina. Com a nova ala, podemos tratar integralmente o paciente. O serviço de oncologia se tornou referência para toda região. O paciente ganhou tempo em diagnóstico, cirurgias, quimioterapia e radioterapia”, avalia o diretor geral, Jefferson Franklin Almada Coutinho.

Humanização
Dentro dos serviços oncológicos, o hospital oferece as terapêuticas de quimioterapia e radioterapia (Imperatriz), cirurgias de cabeça e pescoço, tórax, mastologia e ginecologia, do aparelho digestivo, plástica reparadora, proctologia, urologia, neurocirurgia, gastroenterologia, cirurgia vascular, nefrologia, endocrinologia.

Contudo, o tratamento oferecido ao paciente não se restringe aos cuidados médicos e medicamentosos. A unidade tem um trabalho especial voltado para acolher diversas necessidades do paciente e da sua família. A humanização no tratamento oncológico permite criar uma relação de confiança com a equipe do hospital e qualidade de vida. As estratégias envolvem toda equipe médica e multiprofissional.

“Trabalhamos com a escuta qualificada, dando oportunidade aos nossos pacientes de elaborarem a fala sobre o que passam. O paciente pode significar e ressignificar o atual momento, buscando sentido para ele. O objetivo é dar atenção à subjetividade do paciente, anseios e também desejos. Ofertando melhores condições para que ele possa passar por esse momento da melhor maneira”, explica o psicólogo Antônio Soares Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário