quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Aberto ano judiciário em 2020


O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo – em cerimônia solene que precedeu a 1ª Sessão Jurisdicional do Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), deste ano – fez a abertura oficial do Ano Judiciário de 2020, nesta quarta-feira (22), na sede do TJMA, Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís (MA).

O desembargador Joaquim Figueiredo afirmou que otimismo e esperança são sentimentos propulsores no ano que se inicia, inspirados nas virtudes do bom senso, equilíbrio e coerência.

Sobre a representatividade dos Poderes constituídos e dos órgãos do sistema de Justiça na sessão solene, o presidente do TJMA enfatizou o caráter amplo da missão institucional do Poder Judiciário de contemplar as aspirações da sociedade maranhense quanto à qualidade da prestação jurisdicional. “Não constituímos um órgão isolado do conjunto das instituições republicanas”, salientou.

DESAFIOS

Em seu discurso, o desembargador Joaquim Figueiredo destacou também os desafios e adversidades vivenciados na atualidade, que têm exigido esforço conjunto e redobrado do Poder Judiciário. “A tarefa é árdua e desafiadora, mas a depender da nossa vontade e compromisso, teremos um Ano Judiciário produtivo e de grande crescimento para a Justiça Maranhense”, disse.

Para isso, o presidente afirmou que todas as instituições e órgãos do sistema de Justiça terão que caminhar juntos, enfrentando temas sociais e interagindo com metas e projetos para a qualidade da prestação jurisdicional.

CONTINUIDADE E AVANÇOS

Em 2020, o presidente afirmou ainda que a Justiça maranhense continuará caminhando lado a lado com a população, sendo o seu farol e a sua cidadela, cumprindo o dever constitucional de potencializar todos os instrumentos institucionais existentes que alcancem as reivindicações dos cidadãos, que não admitem evasivas e querem, em brevidade máxima, os seus direitos ao alcance das mãos.

RECONHECIMENTO E TRANSPARÊNCIA

O desembargador Joaquim Figueiredo constatou que importantes aspectos do atual projeto institucional mostram que o Poder Judiciário evoluiu em todos os sentidos.

Ele reconhece também que peculiaridades da Justiça maranhense têm provocado declarações públicas do reconhecimento e desempenho frente a gigantesca demanda processual e na política de transparência administrativa, financeira e institucional.

Por fim, o presidente Joaquim Figueiredo desejou que em 2020 a missão do Tribunal de Justiça seja coroada de pleno êxito e pautada pela eficiência, indispensável poder crítico e operosidade na administração da Justiça. Ele finalizou o discurso inspirado nas palavras de Santo Agostinho: “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.”

Participaram da mesa de solenidade, o procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Francisco Barros; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Ângelo Santos e o presidente da OAB/MA, Thiago
Diaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário