quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Com recorde de empresas, Maranhão criou emprego em vários setores em 2019


A criação de 10.707 novos empregos com carteira assinada em 2019 no Maranhão foi acompanhada pelo número recorde de empresas abertas no Estado. 

No ano passado, foram abertos 41.325 negócios no Estado, de acordo com a Junta Comercial do Maranhão (Jucema). A alta foi de 39% em relação a 2018 e representou a melhor marca já atingida. 

Não é à toa que dois dos setores em que o Maranhão criou novos empregos tiveram salto significativo no número de empresas. 

Segundo o Ministério do Trabalho, dos 10.707 empregos com carteira em 2019, mais da metade deles foi no setor de Serviços: 6.030.

O setor teve 14.077 empresas abertas no ano passado – aumento de 39% sobre 2018. 

Outro setor com crescimento robusto foi o Comércio, com 16.924 novos negócios no ano passado. Esse setor criou 2.482 vagas formais no mesmo período.

Cidades
No ranking das dez cidades maranhenses mais escolhidas para a abertura de empresas, São Luís está no topo, em segundo lugar está Imperatriz, depois São José de Ribamar, Timon, Paço do Lumiar, Balsas, Caxias, Açailândia, Bacabal e Santa Inês.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, os números sobre a abertura de empresas são animadores e comprovam que o Governo do Estado tem direcionado ações que estimulam o empreendedorismo. 

Ele também aponta a gestão humanizada como diferencial: “Essa é umas das marcas adotadas pelo governo estadual e a Jucema tem seguido essa orientação para prestar um atendimento cada vez mais próximo do cidadão”.

Sérgio Sombra cita ainda a Jucema 100% Digital, inciativa totalmente concluída no ano passado para tornar o registro empresarial acessível, seguro e mais rápido a todos os empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário